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O QUE É EDUCAÇÃO CLÁSSICA? EDUCAÇÃO CLÁSSICA E HOMESCHOOLING.




O QUE É EDUCAÇÃO CLÁSSICA?

Palestra proferida no I Congresso de Educação Liberal - 2016 promovido pelo Instituto Hugo de São Vitor. ( Prof. Rafael Falcón)



O QUE É EDUCAÇÃO CLÁSSICA?
Palestra proferida no I Congresso de Educação Liberal - 2016 promovido pelo Instituto Hugo de São Vitor. (Prof. Rafael Falcón)

  • Objetivo: apresentar as linhas gerais do que é educação clássica, de modo a dissipar as falsas noções.
03 movimentos no mundo
  • Com Mortimer Adler - projeto Paidéia: “Educação Liberal”.
  • Dorothy Sayers - Homeschool - EUA - Imita o sistema antigo, mas de modo superficial. : “Educação Clássica”
  • Humanismo - Se propunha a ser Clássico, mas de modo muito diferente do modelo Medieval.
Nenhuma destas correntes corresponde exatamente à Tradição milenar.
  • Adotar o nome não basta
  • A intenção não basta
  • Para chegar à forma não basta adotar características superficiais, como adotar o ensino do Latim, estudar Homero, Virgílio, etc. Nenhuma dessas coisas é NECESSÁRIA.
  • Não basta manter o Currículo. (O estudo de Virgílio variou enormemente ao longo do medievo, do humanismo, e das escolas subseqüentes)

Devemos adotar como critério, algo simples, porém difícil de intuir:

Erasmo de Rotterdan: Se vou imitar Cícero, devo imitar a sua independência de espírito e não suas letras. Muitos humanistas imitavam os Clássicos na aparência, NO MODO DE VESTIR-SE DE TOGA, NAS PALAVRAS LIMITANDO-SE ESTRITAMENTE A USAR AS FORMAS VERBAIS USADAS por um Cícero. Mas isto é ridículo.

A Tradição é como um organismo vivo: Tem corpo e alma. Elas podem morrer e voltar a viver.    (pode-se manter a forma, embora a essência perca-se)

Os gregos contavam com um modelo de educação Clássica, a Paidéia, a qualquer Platão desenvolveu. Depois morreu, dando lugar ao Helenismo, Uma degradação da educação clássica, uma filologia: Amor ao discurso, à letra, mas com menosprezo ou não percepção do “espírito”.

O que se chama Gramática, na educação Clássica, não é a aprendizagem de uma língua.
Pode-se dar uma ênfase no aperfeiçoamento de aspectos técnicos, como o ensino de línguas clássicas.

No período humanista, Erasmo de Rotterdan já não sabia o que estava fazendo.

Mas as tradições revivem e não precisam estar no mesmo corpo.

Os Romanos se desenvolveram assimilando muitos elementos das culturas dos povos conquistados foram humildes intelectualmente. De igual modo os Pais da Igreja, dialogaram com muita naturalidade com os pensadores pagãos: Examinando tudo e retendo o que é bom, tomando-o em prol da causa de Cristo.
Os Romanos ao adotaram a educação Grega tendo em vista formar o Cidadão (participante da política, da administração da cidade. O bom Orador não só fala bem, ele participa da política - Muito haver com o que pretendia Mortimer Adler - Atualização do Rei filósofo)

É próprio do medíocre ver as diferenças, é próprio dos gênios verem as semelhanças e detectar os elementos que unificam tudo (Prof. Rafael Falcón)

Objetivo da educação: Obter a sabedoria (Tanto pagãos, como cristãos buscam a mesma coisa: Cristo. São diferentes formas de busca e compreensão, mas o objetivo é o mesmo. Há uma unidade, uma linha mestra em tudo isto. Hugo de São Vitor chega a esta conclusão após dez séculos de prática de pensamento. A forma da educação é seu objetivo: A sabedoria)

Platão: discurso sobre educação
São Victor:
São Boaventura:

Quais princípios da Educação Clássica?

  • “A alma da sabedoria deve estar em todas as partes, já que a educação é um corpo”. Os humanistas se equivocaram ao focar na eficiência, abandonando o fim último: A sabedoria. Roterdam, por exemplo, a moralidade, os altos ideais. Princípio: Manter vivo a finalidade máxima. Evitar a fragmentação da educação. Na educação Clássica não se separa os meios dos fins. Enquanto se aprende os meios, os fins já vão ser pincelados. Estuda-se a Gramática, a partir dos textos políticos. Não se separa. 
  • Quem é o professor? A modernidade incutiu-nos o mito de que se alguém domina tecnicamente um assunto ele está pronto para ser um bom professor. Mas não é o suficiente para formar um professor clássico. Ele é um professor integral, não é um especialista. O que interessa é o que o professor É, não o que ele professa como doutrina pedagógica. O professor vai transmitir a pessoa dele (É o que Platão acreditava Cícero, qUINTILIANO, etc). Isto não é adquirido em livros. Sêneca afirmava (na EPÍSTOLA 38) que as artes liberais não ensinavam a virtude, ELAS PREPARAM PARA A VIRTUDE. Não se pode dar o que não tem. Livro 2, das instituições Oratórias de Quintiliano: Não colocar os filhos na mão de um professor que você não admira. O professor vai formar alguém parecido com ele.  O Homeschooling é o melhor terreno para a educação clássica. 



Educação Clássica e Homeschooling

Prof. Rafael Falcón (Esta palestra foi dada na Global Home Education Conference 2016, Rio de Janeiro. Nela, explico por que a escola moderna não pode oferecer uma educação clássica.)






Educação Clássica e Homeschooling
Prof. Rafael Falcón (Esta palestra foi dada na Global Home Education Conference 2016, Rio de Janeiro. Nela, explico por que a escola moderna não pode oferecer uma educação clássica.)

Objetivo: falar sobre até onde o Homeschooling irá conduzir o mundo. Ele poderá ser o elemento que trará a “sanidade mental” de volta ao mundo.

Tese: A escola moderna não pode oferecer Educação Clássica ou educação plena. Só à medida que a educação institucional se voltar para ela voltará a ser educativa.

Seus princípios, da educação clássica, são os da educação ideal.
Ao afastar-se deles a escola passa a ser um meio de padronização ou um instrumento de governo.

O que não chamo de Educação Clássica:
  • Dorothy Sayers - Os instrumentos perdido s do aprendizado - - Cria um modelo psicopedagógico próprio, em analogia com o modelo medieval.
  • Mortimer Adler - Educação Liberal - Também mantêm teoria própria, relacionado ao conceito de “a grande conversação”

Refiro-me ao que foi historicamente praticado no período que vai do surgimento da filosofia, da sofística e o final do século XVII/XVII. No século XVII o conceito de escola muda radicalmente, ainda que preserve o nome.

  • O princípio básico da Educação Clássica: A pessoalidade.
Em a Odisséia, Fênix, preceptor de Aquiles, vai ter com ele, junto com uma embaixada, para convencê-lo a voltar para a guerra. Ele apela para a biografia de Aquiles, na qual Fênix está presente desde a tenra infância. Fênix lhe diz: “Eu te ensinei a falar e a agir, conforme seu pai queria.”
·         Falar
·         Agir
·         Presença de Fênix - O elemento pessoal, a presença do tutor.
(A Educação integral parece-me, envolve o aspecto intelectual - Falar- e o aspecto Moral - Agir. Sim, agir, pois Moral diz respeito ao agir humano, livre, intencional e contextualizado, pelo qual o indivíduo deve responsabilizar-se)

A relação entre professor e aluno, torna-se uma relação amorosa. O homem formado vai dar forma ao homem em formação. Não por meio de uma disciplina, mas de um caráter a ser transmitido, abrangendo todas as dimensões do ser humano.

A mutação da escola sofrida já no século XVII fora denunciada pelo próprio John Milton.

A escola moderna foi criada para abstrair as relações humanas e não para cultivar relações pessoais, com intenções governamentais.

O que define a Educação Clássica, não é definida pelo currículo (Fênix não tinha um currículo), mas pela presença do professor. Este deve ser um modelo pessoal, e não um técnico.

A escola moderna pode buscar aproximação com a Educação clássica, mas há uma separação na própria raiz.

  • Onde é possível surgir uma educação pelo amor? Apenas nos lares, no ambiente doméstico (Homeschooling)

Na escola moderna, a necessidade de padronização impossibilita uma verdadeira educação clássica.

Fontes extras:


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