Pular para o conteúdo principal

DIVERSOS PENSAMENTOS

DIVERSOS PENSAMENTOS

 Prof. Pedro Virgínio Neto

SOBRE PENSAMENTO CRÍTICO

Pensamento crítico, não é o pensamento dos revoltados. Pessoas que se guiam pela pura revolta são facilmente atraídas e enredadas por pessoas que são hábeis em manipular. Criticidade é ver além das aparências. 

SOBRE EQUILÍBRIO NA VIDA

Um navio precisa não só de ventos fortes e velas soltas. Precisa também de âncoras à bordo e porto de chegada.

SOBRE SILENCIAR:

Quando tudo e todos ao teu redor estiverem gritando... Silencia. Silencia não só a tua boca, mas também a tua mente. No silêncio acharás a razão pura, sem abrolhos. Lembra-te da orientação do Mestre: "Não permitas que o teu coração se turbe. Creia em Deus e também em mim". E da palavra do Salmista: "Tu conservarás em paz, aquele cuja mente está firme em ti."

SOBRE ÉTICA

A ética, em boa medida, deixou de ser fruto da crença e apego à  valores transcendentes e eternos,  passando a ser considerada como mero  "ativo social" e "circunstancial", um modo de valorizar a empresa ou o produto que se vende, apenas. Assim, muitas vezes, o discurso sobre ética está fundado sobre a negação de suas próprias bases. Assim, advertia Confúcio: quem derruba um fundamento pelo lado errado, compromete toda a estrutura da edificação. 

SOBRE ERROS E ACERTOS

Os acertos andam juntos com os erros. Todos nós,  ou a maioria de nós,  temos um bloqueio diante da possibilidade do erro, da imperfeição. Deixamos de tentar,  por medo de errar. E o que o erro nos tratará? A crítica , a zombaria ou o desprezo. A verdadeira razão do nosso medo. No fundo, o medo do que irão dizer a nosso respeito. Se pensarmos mais criteriosamente, essa é uma das  mais tolas razões para temer. 

SOBRE PRINCÍPIOS

Os pilares que sustentam uma construção, geralmente, estão ocultos aos olhos dos transeuntes, por trás  de belas cores e formas agradáveis aos olhos. Assim são os princípios, simples, que sustentam uma vida equilibrada e bem firmada.

SOBRE EMPREENDER

Sua vida, sua conduta... é sua principal causa e empreendimento. 

SOBRE O AUTODOMÍNIO

Os contextos exteriores, sejam eles sociais, políticos ou culturais, em suas reviravoltas, o mais das vezes, estão além das nossas possibilidades de controle ou de intervenção direta e significativa. Mas aquilo que se instala em nosso espírito está em boa medida sob a nossa jurisdição e relativo controle. 

SOBRE CRISTIANISMO E POLÍTICA

O maior fator de corrupção do Cristianismo foi e é, ainda hoje, o abandono do poder do Espírito, exercido pelo testemunho de santidade, amor e sabedoria, em prol da busca do Poder político como meio de implantar o reino de Deus na terra.

SOBRE O VAGUEAR DA MENTE

A mente precisa estar em algum lugar do tempo: Passado, presente ou futuro. O melhor e mais saudável lugar para ela estar é no presente. Ela só está no presente quando envolvida com alguma ação, seja prática ou intelectual.

Como é dito, de forma simplificada:

Ansiedade é gerada por excesso de futuro.

Depressão, é gerada por  excesso de passado. 

Medos, apreensões, traumas, dores, mágoas, culpas...

A vida realmente acontece no presente.

SOBRE A INQUIETAÇÃO DO ESPÍRITO

Uma vez, andava muito inquieto, com muitas perguntas sobre o mundo. Um padre, com quem eu gostava de conversar, depois de ter feito a ele essa série de questionamentos irrespondíveis, ele calmamente olhou-me e disse: "Descanse. O mundo está em boas mãos." 

Então, comecei a pensar nessa soberania de Deus. Se eu creio, descansar nele é a atitude coerente.

SOBRE AS CONTRADIÇÕES DA SOCIEDADE HUMANA

Este mundo e esta sociedade é como um quebra-cabeças sem solução. Às vezes a gente pensa que está chegando a uma solução. Então percebe que estão faltando peças ou que há peças trocadas. A realidade social e moral da humanidade é muito contraditória. 

As pessoas são motivadas por medo, ignorância, raiva, desejo de riqueza e poder, autoproteção, boa vontade de ajudar, indignação diante das injustiças e revolta diante do descaso. Dentre tantos outros sentimentos. 

A única solução seria os bons tomarem o poder das mãos dos maus, pensam muitos. Dos que oprimem o povo e estabelecerem uma nova ordem na sociedade. O problema é como garantir que só os bons cheguem ao poder? Ademais, quem seriam os bons? O problema é: quem irá governar pelo povo? Porque o povo todo não pode governar. Partidos terão que se formar. E a história recomeça.

SOBRE MOMENTOS E ETERNIDADE

Uma letra só ganha real sentido dentro de pelo menos uma palavra, uma frase, um texto, um livro. Os pequenos momentos da vida (letras) ganham maior sentido à medida em que se integram como parte do livro da eternidade. Salomão transpôs a fronteira onde a maior parte dos filósofos para.

SOBRE COM O QUE GOSTAMOS DE OCUPAR O PENSAMENTO

Se alguém  te convidasse para ler um livro juntos e gastar um tempo conversando sobre ele, meditando sobre o significado e a aplicação das suas ideias na vida? Você aceitaria? Ou se apenas alguém te abordasse querendo falar sobre o mistério da vida que pulsa numa formiga? Ou da razão de ser de tantas estrelas no céu e de como, ao contemplá-las, nos perguntamos sobre a nossa própria existência? Isso pareceria, a ti, uma boa ideia? Ou coisas de gente desocupada e sem noção? E se uma criança pequena viesse, reiteradamente, conversar contigo sempre perguntando de que as coisas são feitas? 

O mundo é um lugar solitário para os que querem falar sobre ideias ,  para os que querem alimentar uma conduta reta  e para as crianças curiosas acerca dos fundamentos do mundo.  

Mas é pródigo  em ofertar distrações, banalidades e intrigas.

SOBRE SER UM PACIFICADOR

Se quiser fazer um bem à Democracia, diga não à violência no cotidiano. Seja um pacificador: Argumente, não xingue. Converse, não esbraveje. Divulgue informações com a intenção de ajudar as pessoas a assumirem posicionamentos embasados. Não passe adiante matérias claramente absurdas, pois a rede está repleta de notícias falsas, parece que provenientes de fontes únicas.

SOBRE O "LIVRE PENSAR"

Não existem "livres pensadores". Todos estamos mergulhados em crenças que não formulamos de modo original. Simples assim. Você já esteve num sonho e de repente despertou?  Mas logo percebeu que não despertou de verdade, mas que  ainda estava dentro de um sonho?  Sonhos sonhados dentro de um sonho. Assim pensamos, dentro desta atmosfera.



 

 

 

 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BEM VINDOS A "ENTRE LIVROS E IDEIAS"!

BEM VINDOS A  "ENTRE LIVROS E IDEIAS"! Um blog sobre ideias, livros, reflexões e atividades educacionais.  Este Blog principal - Entre livros e ideias , no qual me dedico a escrever textos a partir de leituras de livros e do mundo, está associado a outros nos quais me dedico a escrever reflexões diversas, a saber:  1.  Meditando na Palavra : Reflexões biblicas e teológicas. 2.  Prof. Pedro Virgínio P. Neto (Portifólio) : D ivulgação de atividades pedagógicas, planos, documentos e recursos utilizados em atividades de sala de aula.  3.  Psico.Sophia: Roteiros de aprendizagem : Reflexões pedagógicas e psicopedagógicas sobre ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano.  4. Empreendedorismo GVT :  Este último, nasceu da necessidade de maior interação com meus alunos, em circunstâncias de pouco tempo para encontros presenciais sendo, portanto, uma ferramenta pedagógica.  5. Webartigos : Plataforma externa, na qual publico alguns artigos pequenos. 6. Professor Pedro Virgínio N

De vita Beata (Da vida Feliz)

  De vita Beata (Da vida Feliz) Prof. Pedro Virgínio P. Neto A.      O Autor e seu contexto 1.       Lúcio Aneu Sêneca (5 a.c – 65 d.c): Contemporâneo de Jesus de Nazaré. 2.       Supostamente amigo do Apóstolo   Paulo: 3.       Um membro da elite Romana. Habitante dos palácios. 4.       Um homem de leis e professor: Preceptor do Imperador Nero 5.       Um filósofo estóico (Versus Epicurismo): Virtude X Prazer 6.       Sentença de morte decretada por seu aluno, Nero. Ingerir veneno (Semelhança de Sócrates). Acusado de conspiração. B.      Questões discutidas 1.       Todos desejam a Felicidade. Mas todos sabem o que torna uma vida feliz? 2.       Quais os erros a serem evitados na busca de estabelecer uma vida feliz? 3.       Em que consiste uma vida feliz? C.      Citações 1.       “Viver de modo feliz, ó meu amado Gálio, todos desejam, mas, quando se trata de ver, com nitidez, o que torna feliz a vida, então os olhos ficam ofuscadas.” (p.31) 2.       “

TRATADO SOBRE A TOLERÂNCIA - VOLTAIRE (RESENHA)

Tratado sobre a tolerância, de Voltaire (Resenha) Pedro Virgínio P. Neto A Essência deste tratado é a defesa da tolerância como o maior bem da humanidade, sobretudo a tolerância religiosa, que foi sempre praticada em diferentes culturas, ainda que em meio a expressões também de absurda intolerância. Voltaire procura mostrar que mesmo no Império romano, entre os antigos gregos e entre os antigos judeus, a perseguição e a intolerância por causa de pura e simples diferença de opinião religiosa não eram fenômeno constante. Em sua opinião, a qual procura fundamentar a partir de antigas fontes, citando antigos autores e histórias de Martírios, estes tinham como causa não só as diferenças de opinião ou de crença, mas também questões de ordem pessoal e políticas que, por meio de tramas, acabavam sendo tomadas como questões de Estado, desencadeando a ira dos imperadores. O filósofo parte da denúncia de uma condenação injusta, executada por oito juízes de Toulouse, em 1762, contr