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METACOGNIÇÃO- EXPANDINDO A INTELIGÊNCIA: FERRAMENTAS CONCEITUAIS E AUXÍLIOS PRÁTICOS PARA UMA APRENDIZAGEM MAIS EFICAZ




METACOGNIÇÃO- EXPANDINDO A INTELIGÊNCIA: 
FERRAMENTAS CONCEITUAIS E AUXÍLIOS PRÁTICOS 
PARA UMA APRENDIZAGEM MAIS EFICAZ

METACOGNIÇÃO: É o processo de pensamento pelo qual nos tornamos conscientes dos processos do nosso próprio pensamento e das nossas estratégias internas de aprendizagem, com o objetivo de aperfeiçoá-las.

EXPANDINDO A INTELIGÊNCIA         
Ficha nº ____
  1. INTELIGÊNCIA: Piaget a definia como “existindo na ação”, no comportamento adaptativo. São padrões de comportamento voltados para a consecução de objetivos e resolução de problemas.
  2. ESTRATÉGIAS: São maneiras particulares de agir e de pensar, tendo em vista a consecução de objetivos e a resolução de problemas. Ela constituem a essência da inteligência, podendo ser classificadas em Internas (Pensamento) e Externas ( Comportamento).
  3. APRENDIZAGEM: É a reorganização ou incorporação de novas estratégias. Definida também como sendo uma mudança de comportamento.
  • Ajustes e adaptações
  • Segmentação de Objetivos
  • Modelagem ou imitação
  • Reunir recursos
  • Adaptação para outros contextos

APRENDIZAGEM MECÂNICA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA                                                                      
Ficha nº ____
  1. Aprendizagem mecânica:
  • Memorização
  • Recordação
  • Reprodução

2.                  Aprendizagem Significativa
  • Associação/Conexão
  • Raciocínio
  • Interpretação
Obs: A aprendizagem mecânica e a aprendizagem significativa não estão em oposição, como geralmente se imagina. São, antes, os dois extremos de uma linha contínua. E a aprendizagem real sempre se dá em algum ponto intermediário entre o absolutamente mecânico e o absolutamente significativo.

APRENDIZAGEM: DO ENSAIO-ERRO À COMPREENSÃO E AO RACIOCÍNIO
 Ficha nº ____
  1. ENSAIO-ERRO: Quando, sem conhecimento prévio, tentamos realizar algo e  erramos várias, até que acabamos dominando a ação e a conseguimos realizar com sucesso.
  2. COMPREENSÃO: Quando dominamos o procedimento para a solução do problema tão bem que conseguimos aplicá-lo em situações novas e semelhantes(transferência da aprendizagem). É uma conquista de quem se aventurou no ensaio-erro.
  3. RACIOCÍNIO: Requerido para a solução de problemas complexos. Envolve: a) Análise e entendimento do problema. b) Levantamento de dados para a busca de soluções. c) Elaboração de hipótese/possibilidades plausíveis de solução. d) Teste de hipóteses/ possibilidades. e) Escolha da melhor estratégia e aplicação.  

Exp: Um número somado com ele mesmo é igual a outro número menos três. O outro número é 18. Qual o número que é somado consigo mesmo?


O CICLO DA APRENDIZAGEM
 Ficha nº ____
  1. METACOGNIÇÃO: É o processo de pensamento pelo qual nos tornamos conscientes dos processos do nosso próprio pensamento e das nossas estratégias internas de aprendizagem, com o objetivo de aperfeiçoá-las.
  2. CICLO DA APRENDIZAGEM: São as fases pelas quais o indivíduo passa, no processo de aprendizagem, indo da total ignorância ao domínio pleno de um conhecimento ou habilidade.
  • Incompetência inconsciente (Não sabe que não sabe)
  • Incompetência Consciente (Sabe que não sabe)
  • Competência consciente (Sabe que sabe e age focado na ação)
  • Competência inconsciente (Sabe que sabe, mas não não precisa estar focado na ação ação para a executar - Domínio Pleno)
Obs: O termo inconsciente refere-se não ao conhecimento ou informação inacessível (Psicanálise), mas ao que não está no momento posto como foco da atenção.
Perguntas:
O que você não sabia que não sabia? (ignorava completamente)? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
O que você agora sabe que não sabe? (Tem informação mas não domina completamente – habilidade não totalmente desenvolvidas) ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
O que você sabe que sabe? (tem informação e tem domínio completo - habilidade totalmente desenvolvida). Como você sabe que sabe?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ESTILOS DE APRENDIZAGEM                                                                     
Ficha nº ____
  1. SENTIDOS: Interagimos com o mundo de modo indireto, por meio dos nossos sentidos: Visão, audição, olfato e paladar. Internamente REPRESENTAMOS o mundo a partir destes mesmos sentidos. cada um destes sentidos constitui uma modalidade de representação do mundo:
  • Visual: Ver, olhar, mostrar, perspectiva,imagem, claro, esclarecer,luminoso, sombrio, brilhante, colorido, visualizar, iluminar, vago, impreciso, nítido, brumoso, uma cena, horizonte, clarão, fotográfico.
  • Auditivo: Ouvir, falar, dizer, escutar, perguntar, dialogar, acordo, desacordo, soar, ruído, ritmo, melodioso, musical, harmonioso, tonalidade, sinfonia, cacofonia´gritar, urrar.
  • Cinestésico: Sentir, tocar, em contato com, conectado, relaxado, concreto, pressão, sensível, insensível, sensitivo, delicado, sólido, firme, imobilizado, mole, ferido, ligado, caloroso, frio, tensão, duro, excitado, carregado, descarregado.


APRENDIZAGEM MULTISENSORIAL                                                                     
Ficha nº ____
Ao sermos expostos a um certo material de estudo, retemos um determinado percentual de informação, de acordo com o tipo de atividade e de via sensorial predominantemente utilizada. O modo ideal é uma combinação de todas as vias sensoriais para apreender um certo conteúdo. Pesquisas apontam que retemos:
  1. LENDO: 20% do material
  2. OUVINDO : 30% do material
  3. VENDO: 40% do material
  4. ENSINANDO: 50% do material
  5. FAZENDO: 60% do material
  6. MUITISENSORIAL: : 90% do material
Do princípio da aprendizagem multisensorial decorre a necessidade de recorrer a variadas fontes de informação e aplicar-se em variadas atividades, com o intuito de potencializar a aprendizagem. Proponho o seguinte “Caminho” (Método) a ser aplicado a cada nova unidade de estudo.
a.                  Assista a alguns vídeos e ouça a alguns podcasts
b.                  Leia textos didáticos
c.                  Participe de grupos de estudo onde possa debater e ensinar.
d.                  Teste os conhecimentos adquiridos realizando uma aplicação ou uma experiência
e.                  Redija um texto-relatório sintetizando os conhecimento adquiridos e as impressões que lhe ficaram do estudo.

AS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS                                                                     
Ficha nº ____
  1. QI (Quoeficiente de inteligência): Trata-se de uma medida,obtida por meio de um teste, elaborado pelo psicólogo Alfred Binet (1857 - 1911). Levava em conta as habilidades lógico-matemáticas, linguísticas e espaciais.
  2. IM (Inteligências múltiplas): Teoria elaborada pelo psicólogo Howard gardner (1943 -  ). Segundo a teoria a inteligência humana não reduz-se àquelas consideradas nos testes de QI. Ele alencou oito inteligências:
a.                  Linguística
b.                  Lógico-matemática
c.                  Espacial
d.                  Corporal- Cinestésica
e.                  Musical
f.                   Interpessoal
g.                  Intrapessoal
h.                  Naturalista
mais duas inteligências sugeridas: Espiritual/existencial e a Inteligência prática.

PERGUNTAS QUE EVOCAM ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM                                                                     
Ficha nº ____
  1. Porque devo aprender isto? (Objetivos)
  2. O que ganho aprendendo isto? (Motivação positiva)
  3. O que perco não aprendendo isto? (Motivação negativa)
  4. O que farei para aprender isto? Que passo-a-passo seguirei? (Estratégia)
  5. Como saberei que aprendí? (Critérios de autoavaliação)
  6. O que deverei se capaz de fazer, resolver ou explicar, após ter aprendido com sucesso? (Evidências de aprendizado)

AFIRMAÇÕES POR TRÁS DAS PERGUNTAS                                                                     
Ficha nº ____
  1. O ser humano só age de modo engajado quando tem um objetivo bem definido. Defina os objetivos de seus estudos.
  2. A dor e o prazer são motivadores profundos. Considere-os. Agimos para obter satisfação e evitar a frustração.
  3. Estratégia adequada vale mais que força bruta para o alcance de objetivos.
  4. Aprender é sair de um estado atual para um estágio desejado. Autoavaliação é tentar perceber o quão próximo foi possível chegar em relação ao estado desejado.
  5. Aprendizagem é mudança de comportamento pela aquisição de novas habilidades (intelectuais e corporais). Identifique o que você é capaz de fazer de novo após o período de aprendizagem.


EXTRAINDO O MELHOR DA SALA DE AULA                                                                   
Ficha nº ____
  1. Mantenha todo o seu material didático em perfeito estado de organização e uso.
  2. Registre diariamente os conteúdos trabalhados, as atividades e avaliações planejadas. Mantenha uma agenda com tais anotações para manter uma visão de conjunto.
  3. Aplique o “faça agora!”. Evite o acúmulo de tarefas.
  4. Faça anotações a partir da fala dos professores, registrando teorias, pensadores, palavras técnicas, exemplos e outras informações importantes mencionadas por eles. Aprofunde a pesquisa, depois.
  5. Leia e consulte seu material didático com antecedência para gerar maior prontidão para a aprendizagem.
  6. Elabore suas opiniões e dúvidas por escrito. Exponha-as durante as aulas. Faz parte de um estudo ativo.
  7. Reúna, colecione e reestude todas as suas avaliações e trabalhos corrigidos. É um excelente material de revisão.
  8. Mantenha uma rotina de descanso adequada.
  9. Alinhe seus objetivos de estudo com seus objetivos de vida (longo prazo).  

MODELO DE AGENDA DE CONTEÚDOS
Disciplina: História
Período: 1º bimestre/ 2017
Data
Registros de aula
Conteúdo:
Atividades:
Trabalhos previstos:



MNEMÔNICA

PREPARAÇÃO                                                                   
Ficha nº ____
Objetivos gerais
  1. Aprender mais
  2. Aprender mais rápido
  3. Lembrar por mais tempo
  4. Dominar “ferramentas” e estratégias que tornem o estudo eficaz

Condições gerais
  1. Estar motivado
  2. Estar aberto para mudanças
  3. Disposição para engajar-se nos exercícios práticos
  4. Disposição para superar crenças limitantes da aprendizagem

“Uma hora de preparação, para 10 horas de execução”

MNEMÔNICA                                                                 
Ficha nº ____
Mnemônica ou Mnemotécnica

  1. Mnemônica e mnemotécnica: É a arte de expandir o poder da memória através do uso de métodos e técnicas.

2.                  Rompendo falsas noções:
a.                  Mnemônica complementa o estudo. Não o substitui.
b.                  Não é um mero atalho. Exige esforço, especialmente no aprendizado e domínio das técnicas.
c.                  Memória e compreensão exercem mútua influência.
d.                  Esquecer é importante. As técnicas devem ser usadas para lembrar aquilo que faz sentido em relação ,aos seus objetivos de estudo.

“Uns vão para a academia em busca de saúde. outros vão pensando em competir como halterofilistas. Objetivos diferentes, requerem rotinas diferentes.”

PRINCÍPIOS BÁSICOS DA MEMÓRIA                                                               
Ficha nº ____
  1. Tendemos a lembrar desenhos e símbolos mais facilmente.
  2. Tendemos a lembrar  “início” e  “fim”, mais que as informações do “meio”
  3. Dificuldade de lembrar palavras abstratas.

Conclusão: Pense por meio de desenhos e imagens, associando ideias e palavras abstratas à imagens de objetos concretos. Divida seu estudo em vários períodos de curta duração, em vez de concentrar todo o esforço em horas seguidas, ininterruptas, de estudo.

PRINCÍPIOS GERAIS DA MEMÓRIA                                                               
Ficha nº ____
  1. Localização
  2. Humor
  3. Desproporção/ Exagero
  4. Movimento
  5. Sinestesia
  6. Simbolismo
  7. Sensualidade
  8. Cores
  9. Associação/ Contexto

TRÊS ESTRATÉGIAS GERAIS PARA MANTER NA MEMÓRIA                                                                
Ficha nº ____
  1. ELABORAR: Ampliar a informação, acrescentando algo de seu. Associar com seus conhecimentos prévios.
  2. ORGANIZAR: Arrumar a informação de modo lógico e sistemático. Categorize.
  3. RECAPITULAR: Revisar o material mentalmente ou com base em anotações

SUBSTITUIÇÃO MNEMÔNICA                                                                
Ficha nº ____
Consiste na substituição de ideias ou palavras abstratas por ícones simbólicos (imagens).

Considere o termo EXISTENCIALISMO. Pense sobre o que ele representa. Pense em seus possíveis significados e encontre uma imagem, um objeto ou uma cena que possa funcionar como “gatilho” para lembrar desse termo.

TERMO
SUBSTITUTO
Existencialismo


SUBSTITUIÇÃO MNEMÔNICA                                                                
Ficha nº ____
Consiste na substituição de palavras abstratas por ícones fonéticos, escolhidos levando-se em conta a semelhança dos sons das palavras. Por exemplo: CORAGEM (termo abstrato) por CARRUAGEM (Evoca um objeto concreto). Observe  a semelhança dos sons entre as palavras no início, no meio e no fim. No caso de uma sigla como KFECE pode tornar-se CAFÉ NO CEARÁ.

Considere o termo EXISTENCIALISMO. Pense sobre o que ele representa. Pense em seus possíveis significados e encontre uma imagem, um objeto ou uma cena que possa funcionar como “gatilho” para lembrar desse termo.

TERMO
SUBSTITUTO
Hemorragia
Filantropia


SISTEMAS DE MEMORIZAÇÃO DE NÚMEROS                                                                
Ficha nº ____
  1. Sistema número-forma
  2. Sistema número-rima
  3. Alfabeto fonético e sistema de fixação mnemônicas

SISTEMAS NÚMERO-FORMA  E NÚMERO-RIMA                                                             
Ficha nº ____

FORMA
RIMA
0
Bola, Anel, Roda
Nero, Lutero
1
Lápis, poste, vela
Atum, Jejum
2
Cisne, cobra
Bois
3
Lábios, algemas,óculos, coração
Chinês, ipês
4
Barco à vela, bandeira
Teatro, retrato
5
Cobra, cavalo marinho, espadachin
Zinco, brinco
6
Taco de golfe, tromba de elefante
Reis, leis
7
Bumerangue, machado, vara de pesca
Canivete
8
Boneco de neve, ampulheta, bicicleta
Biscoito, afoito
9
Balão com barbante, pirulito
Chove, inove


ALFABÉTICO FONÉTICO E FIXAÇÃO MNEMÔNICA                                                             
Ficha nº ____

SÍMBOLO FONÉTICO
FIXAÇÃO
0
R
RIO
1
T
TEIA
2
N
NOÉ
3
M
MÃE
4
C
CÃO
5
L
LUA
6
S, SS, Ç, CH, X
OSSO
7
F
FIO
8
G
AGUA
9
P, B, D
PIÃO


MAPAS MENTAIS - VANTAGENS E MODO DE CONSTRUIR                                                                
Ficha nº ____
MAPAS MENTAIS são diagramas multi-lineares utilizados para organizar ideias e tarefas, dentre outros usos. Utilizam cores, figuras, imagens, símbolos e palavras.

CONSTRUÇÃO: No centro de uma folha, colocada na posição “paisagem”, coloca-se a ideia central. Desse centro devem irradiar as outras informações que estão ligadas direta ou indiretamente ao tema central, projetando-se em várias direções, adequando-se à categorias e subcategorias.

VANTAGENS:
  1. Adequa-se ao modo como nossos pensamentos se comportam: Multidirecional.
  2. É um organizador gráfico de grande força visual.
  3. Ao utilizar desenhos e cores, cria-se mais “gatilhos” de memória.
  4. Fornece a visão de conjunto do assunto, ao mesmo tempo em que explicita a conexão e a hierarquia entre as ideias. (Do geral ao específico e do específico ao geral)
  5. Permite revisões e evocações mais rápidas.
  6. Facilita o planejamento, a organização e a apresentações de palestras e seminários, bem como de produções textuais.

MAPAS MENTAIS - VANTAGENS E MODO DE CONSTRUIR                                                                
Ficha nº ____
MÉTODO ODRD - Observar, Desenhar, Revisar, Desenhar

  1. Elabore um mapa (Depois da leitura do texto)
  2. Observe-o com muita atenção durante um certo tempo.


UTILIZANDO AS FERRAMENTAS NO ESTUDO E APRENDIZADO                                                                
Ficha nº ____
O sucesso no aprendizado depende de quatro fatores:
  1. Absorção ( Leitura, escuta, visão, atenção, observação e compreensão)
  2. Anotação (Resumos, esquemas, mapas mentais, flash cards, etc)
  3. Memorização (Técnica do vínculo, mapas, anagramas, acrósticos, alfabeto fonético, etc)
  4. Revisão (Sistema de revisão periódica)








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