METACOGNIÇÃO- EXPANDINDO A INTELIGÊNCIA: FERRAMENTAS CONCEITUAIS E AUXÍLIOS PRÁTICOS PARA UMA APRENDIZAGEM MAIS EFICAZ
METACOGNIÇÃO- EXPANDINDO A INTELIGÊNCIA:
FERRAMENTAS CONCEITUAIS E AUXÍLIOS PRÁTICOS
PARA UMA APRENDIZAGEM MAIS EFICAZ
METACOGNIÇÃO:
É o processo de pensamento pelo qual nos tornamos conscientes dos processos do
nosso próprio pensamento e das nossas estratégias internas de aprendizagem, com
o objetivo de aperfeiçoá-las.
EXPANDINDO
A INTELIGÊNCIA
Ficha
nº ____
|
|
APRENDIZAGEM
MECÂNICA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Ficha
nº ____
|
2.
Aprendizagem
Significativa
Obs: A aprendizagem mecânica e a aprendizagem significativa não estão em
oposição, como geralmente se imagina. São, antes, os dois extremos de uma
linha contínua. E a aprendizagem real sempre se dá em algum ponto
intermediário entre o absolutamente mecânico e o absolutamente significativo.
|
APRENDIZAGEM:
DO ENSAIO-ERRO À COMPREENSÃO E AO RACIOCÍNIO
Ficha nº ____
|
Exp: Um número somado com ele mesmo é
igual a outro número menos três. O outro número é 18. Qual o número que é
somado consigo mesmo?
|
O
CICLO DA APRENDIZAGEM
Ficha nº ____
- METACOGNIÇÃO:
É o processo de pensamento pelo qual nos tornamos conscientes dos
processos do nosso próprio pensamento e das nossas estratégias internas
de aprendizagem, com o objetivo de aperfeiçoá-las.
- CICLO
DA APRENDIZAGEM: São as fases pelas quais o indivíduo passa, no processo
de aprendizagem, indo da total ignorância ao domínio pleno de um
conhecimento ou habilidade.
- Incompetência inconsciente (Não sabe
que não sabe)
- Incompetência Consciente (Sabe que
não sabe)
- Competência consciente (Sabe que
sabe e age focado na ação)
- Competência inconsciente (Sabe que
sabe, mas não não precisa estar focado na ação ação para a executar -
Domínio Pleno)
Obs: O termo inconsciente refere-se
não ao conhecimento ou informação inacessível (Psicanálise), mas ao que não
está no momento posto como foco da atenção.
Perguntas:
O que você não sabia que não sabia?
(ignorava completamente)?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
O que você agora sabe que não sabe? (Tem
informação mas não domina completamente – habilidade não totalmente
desenvolvidas)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
O que você sabe que sabe? (tem informação e tem
domínio completo - habilidade totalmente desenvolvida). Como você sabe que
sabe?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ESTILOS
DE APRENDIZAGEM
Ficha
nº ____
|
|
APRENDIZAGEM
MULTISENSORIAL
Ficha
nº ____
|
Ao sermos expostos a um certo
material de estudo, retemos um determinado percentual de informação, de
acordo com o tipo de atividade e de via sensorial predominantemente
utilizada. O modo ideal é uma combinação de todas as vias sensoriais para
apreender um certo conteúdo. Pesquisas apontam que retemos:
Do princípio da aprendizagem
multisensorial decorre a necessidade de recorrer a variadas fontes de
informação e aplicar-se em variadas atividades, com o intuito de
potencializar a aprendizagem. Proponho o seguinte “Caminho” (Método) a
ser aplicado a cada nova unidade de estudo.
a.
Assista a alguns vídeos e ouça a
alguns podcasts
b.
Leia textos didáticos
c.
Participe de grupos de estudo onde
possa debater e ensinar.
d.
Teste os conhecimentos adquiridos
realizando uma aplicação ou uma experiência
e.
Redija um texto-relatório
sintetizando os conhecimento adquiridos e as impressões que lhe ficaram do
estudo.
|
AS
MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS
Ficha
nº ____
|
a.
Linguística
b.
Lógico-matemática
c.
Espacial
d.
Corporal- Cinestésica
e.
Musical
f.
Interpessoal
g.
Intrapessoal
h.
Naturalista
mais duas inteligências sugeridas:
Espiritual/existencial e a Inteligência prática.
|
PERGUNTAS
QUE EVOCAM ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM
Ficha
nº ____
|
|
AFIRMAÇÕES
POR TRÁS DAS PERGUNTAS
Ficha
nº ____
|
|
EXTRAINDO
O MELHOR DA SALA DE AULA
Ficha
nº ____
|
|
MODELO DE AGENDA DE CONTEÚDOS
Disciplina: História
Período: 1º bimestre/ 2017
Data
|
Registros
de aula
|
Conteúdo:
Atividades:
Trabalhos previstos:
|
MNEMÔNICA
PREPARAÇÃO
Ficha
nº ____
|
Objetivos
gerais
Condições
gerais
“Uma
hora de preparação, para 10 horas de execução”
|
MNEMÔNICA
Ficha
nº ____
|
Mnemônica
ou Mnemotécnica
2.
Rompendo
falsas noções:
a.
Mnemônica complementa o estudo. Não o
substitui.
b.
Não é um mero atalho. Exige esforço,
especialmente no aprendizado e domínio das técnicas.
c.
Memória e compreensão exercem mútua
influência.
d.
Esquecer é importante. As técnicas
devem ser usadas para lembrar aquilo que faz sentido em relação ,aos seus
objetivos de estudo.
“Uns
vão para a academia em busca de saúde. outros vão pensando em competir como
halterofilistas. Objetivos diferentes, requerem rotinas diferentes.”
|
PRINCÍPIOS
BÁSICOS DA MEMÓRIA
Ficha
nº ____
|
Conclusão: Pense por meio de desenhos e imagens, associando ideias e palavras
abstratas à imagens de objetos concretos. Divida seu estudo em vários
períodos de curta duração, em vez de concentrar todo o esforço em horas
seguidas, ininterruptas, de estudo.
|
PRINCÍPIOS
GERAIS DA MEMÓRIA
Ficha
nº ____
|
|
TRÊS
ESTRATÉGIAS GERAIS PARA MANTER NA MEMÓRIA
Ficha
nº ____
|
|
SUBSTITUIÇÃO
MNEMÔNICA
Ficha
nº ____
|
||||
Consiste na substituição de ideias ou
palavras abstratas por ícones simbólicos (imagens).
Considere o termo EXISTENCIALISMO.
Pense sobre o que ele representa. Pense em seus possíveis significados e
encontre uma imagem, um objeto ou uma cena que possa funcionar como “gatilho”
para lembrar desse termo.
|
SUBSTITUIÇÃO
MNEMÔNICA
Ficha
nº ____
|
||||||
Consiste na substituição de palavras
abstratas por ícones fonéticos, escolhidos levando-se em conta a
semelhança dos sons das palavras. Por exemplo: CORAGEM (termo abstrato) por
CARRUAGEM (Evoca um objeto concreto). Observe a semelhança dos sons
entre as palavras no início, no meio e no fim. No caso de uma sigla como KFECE
pode tornar-se CAFÉ NO CEARÁ.
Considere o termo EXISTENCIALISMO.
Pense sobre o que ele representa. Pense em seus possíveis significados e
encontre uma imagem, um objeto ou uma cena que possa funcionar como “gatilho”
para lembrar desse termo.
|
SISTEMAS
DE MEMORIZAÇÃO DE NÚMEROS
Ficha
nº ____
|
|
SISTEMAS
NÚMERO-FORMA E NÚMERO-RIMA
Ficha
nº ____
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||
|
ALFABÉTICO
FONÉTICO E FIXAÇÃO MNEMÔNICA
Ficha
nº ____
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||
|
MAPAS
MENTAIS - VANTAGENS E MODO DE CONSTRUIR
Ficha
nº ____
|
MAPAS MENTAIS são diagramas multi-lineares
utilizados para organizar ideias e tarefas, dentre outros usos. Utilizam
cores, figuras, imagens, símbolos e palavras.
CONSTRUÇÃO: No centro de uma folha, colocada na
posição “paisagem”, coloca-se a ideia central. Desse centro devem irradiar as
outras informações que estão ligadas direta ou indiretamente ao tema central,
projetando-se em várias direções, adequando-se à categorias e subcategorias.
VANTAGENS:
|
MAPAS
MENTAIS - VANTAGENS E MODO DE CONSTRUIR
Ficha
nº ____
|
MÉTODO ODRD - Observar, Desenhar,
Revisar, Desenhar
|
UTILIZANDO
AS FERRAMENTAS NO ESTUDO E APRENDIZADO
Ficha
nº ____
|
O sucesso no aprendizado depende de quatro
fatores:
|
Comentários
Postar um comentário