PROJETO EDUCACIONAL “ENTRE LIVROS E IDEIAS”
INTRODUÇÃO
O Rei Salomão afirmava a quase 2500 anos: "Não há limites para escrever livros. E o muito estudar, enfado é da carne." Ora, naqueles idos tempos, os livros não eram objetos de acesso fácil a qualquer indivíduo. Eram certamente objetos de luxo e aqueles que deles podiam desfrutar eram tidos como sábios. Ainda assim, Salomão admira-se da ilimitada capacidade de produção de livros, em sua época.
Atualmente, milhões ou talvez bilhões de livros são publicados anualmente. O escritor italiano, de renome internacional, Humberto Eco já chamou a atenção para o fato, quase óbvio, que o problema atual não é a falta de acesso à informações, mas seu excesso, requerendo do leitor, antes de tudo, a capacidade de selecionar o material que valha a apena ser lido.
De qualquer modo, o livro, ao longo de toda a História da humanidade, tem assumido um papel de fundamental importância: Desde os primeiros registros contábeis em pequenos tijolos ou placas de metal, passando pelos pergaminhos medievais, ricamente ornados com iluminuras, até a produção em série de livros, a partir do século XVII. Desde então, a maior parte da nossa cultura ocidental se apoia sobre este importe bem cultural. Diante disto, é óbvio, portanto, que para que o indivíduo acesse os bens da alta cultura, é necessário que ele domine, minimamente, a Arte de Ler bons livros e outros materiais escritos.
MINHA RELAÇÃO COM OS LIVROS
O amor aos livros me acompanha desde muito cedo. Quando criança, filho único de minha mãe e acompanhado por tios e avó, passava muito tempo em casa, mergulhado em livros e revistas. Era mesmo uma forma de minha mãe estabelecer limites às minhas andanças, uma vez que ela trabalhava todo o dia e retornava para casa ao final do dia. Meus primeiros contatos com a literatura foi por meio de revistas de associações de médicos escritores, uma vez que minha mãe trabalhava em consultórios médicos e vez por outra, os médicos me enviam algumas revistas já desatualizadas, por meio dela. Ela pedia, na verdade. Sabendo que eu ficaria feliz com aquele tipo de presente. Outra pessoa que muito contribuiu para essse amor aos livros, foi minha madrinha de batismo. Nos meus aniversários normalmente os presentes eram livros, dicionários, etc. Assim cresci amando os livros e desejoso de partilhar com outros esse mesmo amor.
O PROJETO
O projeto entre livros e ideias iniciou oficialmente em 2017 com a criação do blogue com o mesmo nome: Entre livros e ideias pensando a sociedade e a vida através de textos. Posteriormente começamos a realizar pequenas palestras a partir de livros, sobretudo livros clássicos do campo da Filosofia. Contamos também com a participação de estudantes e Professores como resenhistas.
Contamos com o decisivo apoio da Professora Aparecida e e do Professor Hermenegildo, responsáveis pelo espaço bibliotecário onde realizamos o evento.
Desde então discutimos obras como "De Vita Beata (Sêneca)", "Bushidô, O caminho do guerreiro (Daidoji Yuzan)", "Confissões (Santo Agostinho)", "A arte da guerra (Sun Tzu)", Dentre outros. Ainda muitos livros sobre desenvolvimento pessoal e inteligência emocional, tais como "A arte da meditação (Daniel Goleman)", "O milgare da manhã (Hal Elrod)", "Mais esperto que o diabo (Napoleon Hill)", "Ansiedade: Como enfrentar o mal do século (Augusto Cury)", "Os efeitos negativos do uso intensivo de redes sociais (Tema Livre)", dentre outros livros e temas.
Outros: Use sua mente (Tony Buzan), "porque sofremos (Humberto Hodem), "Como ler livros (mortimer Adler), "O silêncio do meu pai", "O Homem que Calculava (Malba Tahan), "O Código da Inteligência (Augusto Cury)", "É assim que acaba de Hellem Hover",
Uma proposta de incentivo ao debate de temas e ideias que contribuam para o desenvolvimento pessoal e profissional.
OBJETIVOS
Estabelecer diálogos edificantes.
Compartilhar ideias e leituras construtivas que expandam a inteligência, a cultura e a sabedoria.
Contribuir para a educação contínua das pessoas, para além dos muros da escola.
IMAGENS
Comentários
Postar um comentário