Pular para o conteúdo principal

ORIENTAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA: EM QUE ELA PODE SER ÚTIL?


ORIENTAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA -
EM QUE ELA PODE SER ÚTIL?
 Prof. Pedro Virgínio P. Neto

Qual é a questão? 
Se dissermos que um motorista que conhece os fundamentos do funcionamento do automóvel que ele dirige tende a fazer um uso mais adequado do mesmo automóvel, você concordará comigo?
 Tenho certeza quase total que sim.

E se eu te disser que ao tomar conhecimento dos processos internos de sua própria aprendizagem você tenderá a ter uma aprendizagem mais rápida e eficaz?
Está comprovado que isto é verdadeiro.

É nisto que a orientação psicopedagógica pode contribuir para uma melhoria significativa na sua aprendizagem.

Professor, Mentor e Treinador
Na orientação Psicopedagógica o orientador atua ora como professor, ao esclarecer conceitos e conteúdos específicos; ora como "mentor", oferecendo modelos e referências que irão ajudá-lo a organizar seu próprio modelo de aprendizagem; e ora como "treinador", focado no desenvolvimento de habilidades e competências basilares como pensamento lógico, habilidades linguísticas, criatividade, memória, concentração e organização. Bem como disponibilizando ferramentas práticas que auxiliem no processo de estudo.

Prevenção e Potencialização
Embora o trabalho do Psicopedagogo esteja muito associado à intervenções em situações de distúrbios ou transtornos de aprendizagem, sua atuação também se dá no sentido de prevenir o estabelecimento de dificuldades de aprendizagem e mesmo de potencializar o bom desempenho que o estudante já vem obtendo. É nestes últimos sentidos que se pautam a orientação que oferecemos. 

Quem pode beneficiar-se?
Não só as crianças e os jovens estudantes podem beneficiar-se com a Orientação Psicopedagógica, mas também Pais e educadores ao partilharem de um olhar holístico sobre a aprendizagem humana e construir um conceito sobre as dificuldades e potencialidades de seus filhos, filhas e educandos.

Contato
Para maiores esclarecimentos, entre em contato pelo meu whatsapp (88) 99915-7157

Temas abordados em palestras:
  • Competências socioemocionais
  • Inteligências Múltiplas
  • Teorias da aprendizagem
  • Gestão de sala de aula
  • Ética profissional
  • Técnicas de estudo.
  • Família e Escola
  • Psicopedagogia e ensino
  • Planejamento, ensino e avaliação
  • Desenvolvimento pessoal
OBS:  O Psicopedagogo tem seu foco nas questões de aprendizagem. Este profissional não trata de depressão, ansiedade, síndrome do pânico ou qualquer outra patologia de cunho psicológico ou psiquiátrico. 

 
Professor graduado em História e graduando em Filosofia. Especialista em Psicopedagogia, 
Docência do ensino superior, Gestão, Supervisão e Orientação 
escolar. Experiência em ensino, orientação e  gestão.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BEM VINDOS A "ENTRE LIVROS E IDEIAS"!

BEM VINDOS A  "ENTRE LIVROS E IDEIAS"! Um blog sobre ideias, livros, reflexões e atividades educacionais.  Este Blog principal - Entre livros e ideias , no qual me dedico a escrever textos a partir de leituras de livros e do mundo, está associado a outros nos quais me dedico a escrever reflexões diversas, a saber:  1.  Meditando na Palavra : Reflexões biblicas e teológicas. 2.  Prof. Pedro Virgínio P. Neto (Portifólio) : D ivulgação de atividades pedagógicas, planos, documentos e recursos utilizados em atividades de sala de aula.  3.  Psico.Sophia: Roteiros de aprendizagem : Reflexões pedagógicas e psicopedagógicas sobre ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano.  4. Empreendedorismo GVT :  Este último, nasceu da necessidade de maior interação com meus alunos, em circunstâncias de pouco tempo para encontros presenciais sendo, portanto, uma ferramenta pedagógica.  5. Webartigos : Plataforma externa, na qual publico alguns artigos pequenos. 6. Professor Pedro Virgínio N

De vita Beata (Da vida Feliz)

  De vita Beata (Da vida Feliz) Prof. Pedro Virgínio P. Neto A.      O Autor e seu contexto 1.       Lúcio Aneu Sêneca (5 a.c – 65 d.c): Contemporâneo de Jesus de Nazaré. 2.       Supostamente amigo do Apóstolo   Paulo: 3.       Um membro da elite Romana. Habitante dos palácios. 4.       Um homem de leis e professor: Preceptor do Imperador Nero 5.       Um filósofo estóico (Versus Epicurismo): Virtude X Prazer 6.       Sentença de morte decretada por seu aluno, Nero. Ingerir veneno (Semelhança de Sócrates). Acusado de conspiração. B.      Questões discutidas 1.       Todos desejam a Felicidade. Mas todos sabem o que torna uma vida feliz? 2.       Quais os erros a serem evitados na busca de estabelecer uma vida feliz? 3.       Em que consiste uma vida feliz? C.      Citações 1.       “Viver de modo feliz, ó meu amado Gálio, todos desejam, mas, quando se trata de ver, com nitidez, o que torna feliz a vida, então os olhos ficam ofuscadas.” (p.31) 2.       “

TRATADO SOBRE A TOLERÂNCIA - VOLTAIRE (RESENHA)

Tratado sobre a tolerância, de Voltaire (Resenha) Pedro Virgínio P. Neto A Essência deste tratado é a defesa da tolerância como o maior bem da humanidade, sobretudo a tolerância religiosa, que foi sempre praticada em diferentes culturas, ainda que em meio a expressões também de absurda intolerância. Voltaire procura mostrar que mesmo no Império romano, entre os antigos gregos e entre os antigos judeus, a perseguição e a intolerância por causa de pura e simples diferença de opinião religiosa não eram fenômeno constante. Em sua opinião, a qual procura fundamentar a partir de antigas fontes, citando antigos autores e histórias de Martírios, estes tinham como causa não só as diferenças de opinião ou de crença, mas também questões de ordem pessoal e políticas que, por meio de tramas, acabavam sendo tomadas como questões de Estado, desencadeando a ira dos imperadores. O filósofo parte da denúncia de uma condenação injusta, executada por oito juízes de Toulouse, em 1762, contr