Pular para o conteúdo principal

PSICOPEDAGOGIA - PALESTRAS E TREINAMENTOS

Palestras e Treinamentos

Prof. Pedro Virgínio P. Neto
  • Competências socioemocionais
  • Inteligências Múltiplas
  • Teorias da aprendizagem
  • Gestão de sala de aula
  • Ética profissional
  • Técnicas de estudo.
  • Família e Escola
  • Psicopedagogia e ensino
  • Planejamento, ensino e avaliação
  • Desenvolvimento pessoal
 


Contato: (88)9 99157157 (WahtsApp)
Blog: entrelivroseideiasblog.blogspot.com

Professor graduado em História. Especialista em Psicopedagogia, 
Docência do ensino superior, Gestão, Supervisão e Orientação 
escolar. Experiência em ensino, orientação e  gestão.



O que é a Psicopedagogia e como ela pode contribuir para a melhoria da educação?

Prof. Pedro Virgínio P. Neto

       1. O objeto da psicopedagogia

Geralmente, os leigos no assunto, procuram definir a Psicopedagogia a partir de seu próprio nome que sugere uma junção entre Psicologia e Pedagogia. Contudo, a Psicopedagogia não é simplesmente a junção entre essas duas ciências. Ela pode ser mais amplamente definida como sendo “uma área de estudos voltada para o fenômeno da aprendizagem humana, tendo em conta os seus processos normais, as dificuldades e os transtornos que dificultam ou impedem o indivíduo de aprender normalmente” A Psicopedagogia, portanto, tem um objeto de pesquisa e de intervenção bem definido: a aprendizagem humana.

Ora, o ser humano se constitui, em todas as áreas de sua vida, através do processo de aprendizagem. Logo, vê-se que o objeto da Psicopedagogia é amplo e complexo, embora bem definido em sua essência.

         2. A atuação do psicopedagogo
O Psicopedagogo pesquisa e atua sobre os processos de aprendizagem humana em todos os espaços em que ele ocorre, a saber: Em ambientes acadêmicos como escolas e universidades, hospitais, empresas e instituições de atendimento coletivo. Em todos esses espaços a aprendizagem é requerida.

O sentido de aprender não se limita ao de absorver informações de caráter teórico e científico, em ambiente acadêmico, mas estende-se a todas às aprendizagens ligadas à convivência humana, ao autoconhecimento e ao fazer profissional. Ou seja, os quatro pilares da Educação: aprender a aprender, aprender a conviver, aprender a ser e aprender a fazer. Estas quatro dimensões abrangem todos os espaços da convivência e da ação humana.

É bom esclarecer um ponto: O Psicopedagogo tem seu foco nas questões de aprendizagem. Este profissional não trata de depressão, ansiedade, síndrome do pânico ou qualquer outra patologia de cunho psicológico ou psiquiátrico. Embora ele deva ter conhecimentos teóricos que o ajudem a entender como tais patologias podem se manifestar e influir de modo negativo sobre a aprendizagem do sujeito, não compete a ele tratar diretamente destas questões. Isto extrapolaria sua competência. A ele compete, uma vez identificados sintomas ou sinais que apontem para a presença de uma dessas patologias, encaminhar para o profissional competente. Dai sua atuação ideal se dar em equipe multiprofissional.  

         3. O conhecimento multidisciplinar
Embora a Psicopedagogia seja uma área de especialização quanto ao seu objeto de estudo, que é o processo de aprendizagem humana, no que diz respeito aos conhecimentos teóricos necessários ao psicopedagogo, para o exercício de sua função, ela é uma área multidisciplinar. O profissional desta área deve ser um ávido pesquisador-leitor das diversas ciências que o auxiliem na compreensão do fenômeno da aprendizagem, tais como a pedagogia, a psicologia, a linguística, a filosofia, a história, a sociologia, a neuroaprendizagem, dentre outras.

        4. A formação do psicopedagogo
Evidentemente, cada psicopedagogo possui uma disciplina base em sua formação. Muitos são licenciados, professores das diversas áreas do conhecimento, outros são médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, dentre outros.

Certamente essa formação base influi sobre análise teórica e sobre a metodologia de ação de cada psicopedagogo para intervir sobre os problemas de aprendizagem específicos. De modo ideal o profissional deve atuar junto há uma equipe multidisciplinar.  

         5.  As modalidades de atendimento

A atuação do psicopedagogo se dá em duas modalidades básicas: na modalidade institucional e clínica.  Na modalidade clínica, geralmente realizada em ambientes exclusivos, as chamadas “clínicas psicopedagógicas”. Neste caso, o atendimento é individualizado, onde a pessoa que apresenta as dificuldades de aprendizagem é avaliada e conduzida através de um processo de intervenção que visa a superação das dificuldades diagnosticadas. Tal abordagem também pode ocorrer no interior de uma escola ou de outro espaço de alguma instituição. Nem por isso deixará de ser clínica, posto que é individualizada.

modalidade institucional, é uma abordagem grupal, tendo em vista, no mais das vezes, os aspectos da convivênciada motivação, da eficiência e da eficácia das equipes. Além disso, estas ações podem ser preventivas ou corretivas.

No âmbito escolar é mais comum a adoção da abordagem institucional, posto que os profissionais desta área muitas vezes desempenham papéis de coordenação ou docência e atuam, sobretudo, na formação de professores e na orientação de estudantes e da comunidade escolar em geral.


         6.  Contribuição para a melhoria da educação

Como pode ser percebido, a partir da descrição acima, a Psicopedagogia e o profissional desta área vêm contribuir para o sucesso educacional com uma visão abrangente acerca da aprendizagem humana em todas as suas dimensões, investigando as causas da não aprendizagem e propondo ações de caráter corretivo ou preventivo, numa perspectiva institucional ou clínica.

Uma das formas mais comuns e eficazes de atuação do psicopedagogo nos ambientes escolares é através da oferta de cursos, palestras, atividades de orientação em grupos tanto de profissionais quanto de estudantes e da comunidade em geral. 

É de suma importância, portanto, que se atente para necessidade desse profissional em todos os espaços de convivência e de aprendizagem humanas.



Imprimir f/v borda maior

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BEM VINDOS A "ENTRE LIVROS E IDEIAS"!

BEM VINDOS A  "ENTRE LIVROS E IDEIAS"! Um blog sobre ideias, livros, reflexões e atividades educacionais.  Este Blog principal - Entre livros e ideias , no qual me dedico a escrever textos a partir de leituras de livros e do mundo, está associado a outros nos quais me dedico a escrever reflexões diversas, a saber:  1.  Meditando na Palavra : Reflexões biblicas e teológicas. 2.  Prof. Pedro Virgínio P. Neto (Portifólio) : D ivulgação de atividades pedagógicas, planos, documentos e recursos utilizados em atividades de sala de aula.  3.  Psico.Sophia: Roteiros de aprendizagem : Reflexões pedagógicas e psicopedagógicas sobre ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano.  4. Empreendedorismo GVT :  Este último, nasceu da necessidade de maior interação com meus alunos, em circunstâncias de pouco tempo para encontros presenciais sendo, portanto, uma ferramenta pedagógica.  5. Webartigos : Plataforma externa, na qual publico alguns artigos pequenos. 6. Professor Pedro Virgínio N

De vita Beata (Da vida Feliz)

  De vita Beata (Da vida Feliz) Prof. Pedro Virgínio P. Neto A.      O Autor e seu contexto 1.       Lúcio Aneu Sêneca (5 a.c – 65 d.c): Contemporâneo de Jesus de Nazaré. 2.       Supostamente amigo do Apóstolo   Paulo: 3.       Um membro da elite Romana. Habitante dos palácios. 4.       Um homem de leis e professor: Preceptor do Imperador Nero 5.       Um filósofo estóico (Versus Epicurismo): Virtude X Prazer 6.       Sentença de morte decretada por seu aluno, Nero. Ingerir veneno (Semelhança de Sócrates). Acusado de conspiração. B.      Questões discutidas 1.       Todos desejam a Felicidade. Mas todos sabem o que torna uma vida feliz? 2.       Quais os erros a serem evitados na busca de estabelecer uma vida feliz? 3.       Em que consiste uma vida feliz? C.      Citações 1.       “Viver de modo feliz, ó meu amado Gálio, todos desejam, mas, quando se trata de ver, com nitidez, o que torna feliz a vida, então os olhos ficam ofuscadas.” (p.31) 2.       “

TRATADO SOBRE A TOLERÂNCIA - VOLTAIRE (RESENHA)

Tratado sobre a tolerância, de Voltaire (Resenha) Pedro Virgínio P. Neto A Essência deste tratado é a defesa da tolerância como o maior bem da humanidade, sobretudo a tolerância religiosa, que foi sempre praticada em diferentes culturas, ainda que em meio a expressões também de absurda intolerância. Voltaire procura mostrar que mesmo no Império romano, entre os antigos gregos e entre os antigos judeus, a perseguição e a intolerância por causa de pura e simples diferença de opinião religiosa não eram fenômeno constante. Em sua opinião, a qual procura fundamentar a partir de antigas fontes, citando antigos autores e histórias de Martírios, estes tinham como causa não só as diferenças de opinião ou de crença, mas também questões de ordem pessoal e políticas que, por meio de tramas, acabavam sendo tomadas como questões de Estado, desencadeando a ira dos imperadores. O filósofo parte da denúncia de uma condenação injusta, executada por oito juízes de Toulouse, em 1762, contr