Pular para o conteúdo principal

MÉTODO DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO


MÉTODO DE LEITURA E 

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
Pedro Virgínio P. Neto

O seguinte método foi estabelecido em estudos com minha filha de 10 anos, visando ser para ela uma ferramenta de estudo. Um caminho (Método) a ser percorrido em todo estudo de texto.
Este método foi pensando para ser aplicado em textos didáticos de ensino fundamental, mas seus elementos podem ser adaptados para a leitura de artigos ou livros de maior complexidade.
MÉTODO DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO 
1.    Transforme o título numa pergunta
2.     Ler o texto
3.     Circule as palavras-principais (Conceitos)
4.     Sublinhar as frases-principais (proposições)
5.     Escrever esquema-resumo (Resumo esquematizado)
6.     Revise o entendimento do texto respondendo a pergunta do título.

A.   Transforme o título numa pergunta:
Todo texto procura responder a uma pergunta oculta.  O título é escolhido pelo escritor de acordo com o que ele pretende comunicar. Logo, ao transformar o título em uma pergunta, você pode devolver essa mesma pergunta para o texto como se perguntasse ao próprio escritor ou a um professor e pode “ouvir” a resposta que ele dará. Se ao final do estudo do texto você conseguir responder a pergunta que elaborou baseado no título, então você terá feito uma boa leitura e interpretação.
B.   Ler o texto
Ao ler o texto completo, sem parar, com uma a velocidade constante (Sem interromper a leitura, mesmo que não entenda tudo), você toma conhecimento inicial de tudo o que o texto diz. Algumas partes do texto já vão lhe chamar mais a atenção do que outras. Provavelmente estas são as partes mais importantes do texto. É nessas partes que está a mensagem principal do texto.
C.     Circule as palavras principais (Conceitos)
Dentro do texto existem palavras especiais (Conceitos) que guardam o significado principal do texto. Outras palavras servem apenas para completar o sentido. Por exemplo, na frase:
A atmosfera teve importante papel na origem da vida no planeta, pois nela existiam gases e vapor de água que reagiram, formando as primeiras partículas constituintes dos seres vivos.”

Perceba que a palavra atmosfera é a mais importante, seguida da palavra gases, numa referência aos elementos químicos, e da palavra reagiram, numa referência às reações químicas entre os elementos.

D.   Sublinhar frases principais (Proposições)
Do mesmo modo que você identifica as palavras especiais (Conceitos), deve também procurar identificar as frases principais. Essas frases geralmente fazem uma afirmação ou uma negação sobre algo. Por exemplo:
A palavra atmosfera significa esfera de ar. Realmente, a Terra é toda envolvida por uma camada de ar, invisível, que tem quilômetros de espessura. A atmosfera teve importante papel na origem da vida no planeta, pois nela existiam gases e vapor de água que reagiram, formando as primeiras partículas constituintes dos seres vivos. Posteriormente, os vegetais verdes, através da fotossíntese, produziram grandes quantidades de oxigênio, que passaram para a atmosfera. Isso tornou possível o surgimento de novas formas de vida, enriquecendo a natureza. No Sistema Solar, sem dúvida, somente a Terra apresenta condições de abrigar a vida tal como a conhecemos.
A expressão destacada é uma das frases mais importantes do texto. Ela faz uma afirmação sobre o papel dos vegetais na produção do ambiente adequado para a vida na terra: Elas são produtoras de oxigênio.   
E.    Escrever esquema-resumo (Resumo esquematizado)
O esquema resumo nada mais é que uma lista de Palavras especiais (Conceitos) e de frases especiais (proposições) destacadas do texto e escritas em uma página do caderno. Exemplo, baseado no tempo citado acima:
Ø Atmosfera – Gases e vapor de água
Ø Origem da vida
Ø Vegetais – fotossíntese – oxigênio
Ø Novas formas de vida
F.     Revise o entendimento do texto respondendo a pergunta elaborada sobre o título.
Nesta fase, na revisão do entendimento do texto, o leitor deve tentar responder a pergunta inicialmente elaborada a partir do título do texto. Deve tentar responder para si mesmo ou para outra pessoa. Primeiro pode responder a pergunta olhando para seu esquema resumo, destacando e explicando cada palavra-especial e cada frase-especial. Se conseguir fazer isto, o objetivo da leitura terá sido alcançado.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BEM VINDOS A "ENTRE LIVROS E IDEIAS"!

BEM VINDOS A  "ENTRE LIVROS E IDEIAS"! Um blog sobre ideias, livros, reflexões e atividades educacionais.  Este Blog principal - Entre livros e ideias , no qual me dedico a escrever textos a partir de leituras de livros e do mundo, está associado a outros nos quais me dedico a escrever reflexões diversas, a saber:  1.  Meditando na Palavra : Reflexões biblicas e teológicas. 2.  Prof. Pedro Virgínio P. Neto (Portifólio) : D ivulgação de atividades pedagógicas, planos, documentos e recursos utilizados em atividades de sala de aula.  3.  Psico.Sophia: Roteiros de aprendizagem : Reflexões pedagógicas e psicopedagógicas sobre ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano.  4. Empreendedorismo GVT :  Este último, nasceu da necessidade de maior interação com meus alunos, em circunstâncias de pouco tempo para encontros presenciais sendo, portanto, uma ferramenta pedagógica.  5. Webartigos : Plataforma externa, na qual publico alguns artigos pequenos. 6. Professor Pedro Virgínio N

De vita Beata (Da vida Feliz)

  De vita Beata (Da vida Feliz) Prof. Pedro Virgínio P. Neto A.      O Autor e seu contexto 1.       Lúcio Aneu Sêneca (5 a.c – 65 d.c): Contemporâneo de Jesus de Nazaré. 2.       Supostamente amigo do Apóstolo   Paulo: 3.       Um membro da elite Romana. Habitante dos palácios. 4.       Um homem de leis e professor: Preceptor do Imperador Nero 5.       Um filósofo estóico (Versus Epicurismo): Virtude X Prazer 6.       Sentença de morte decretada por seu aluno, Nero. Ingerir veneno (Semelhança de Sócrates). Acusado de conspiração. B.      Questões discutidas 1.       Todos desejam a Felicidade. Mas todos sabem o que torna uma vida feliz? 2.       Quais os erros a serem evitados na busca de estabelecer uma vida feliz? 3.       Em que consiste uma vida feliz? C.      Citações 1.       “Viver de modo feliz, ó meu amado Gálio, todos desejam, mas, quando se trata de ver, com nitidez, o que torna feliz a vida, então os olhos ficam ofuscadas.” (p.31) 2.       “

TRATADO SOBRE A TOLERÂNCIA - VOLTAIRE (RESENHA)

Tratado sobre a tolerância, de Voltaire (Resenha) Pedro Virgínio P. Neto A Essência deste tratado é a defesa da tolerância como o maior bem da humanidade, sobretudo a tolerância religiosa, que foi sempre praticada em diferentes culturas, ainda que em meio a expressões também de absurda intolerância. Voltaire procura mostrar que mesmo no Império romano, entre os antigos gregos e entre os antigos judeus, a perseguição e a intolerância por causa de pura e simples diferença de opinião religiosa não eram fenômeno constante. Em sua opinião, a qual procura fundamentar a partir de antigas fontes, citando antigos autores e histórias de Martírios, estes tinham como causa não só as diferenças de opinião ou de crença, mas também questões de ordem pessoal e políticas que, por meio de tramas, acabavam sendo tomadas como questões de Estado, desencadeando a ira dos imperadores. O filósofo parte da denúncia de uma condenação injusta, executada por oito juízes de Toulouse, em 1762, contr