MÉTODO DE LEITURA E
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
Pedro Virgínio P. Neto
O seguinte método foi estabelecido em estudos com minha filha
de 10 anos, visando ser para ela uma ferramenta de estudo. Um caminho (Método)
a ser percorrido em todo estudo de texto.
Este método foi pensando para ser aplicado em textos didáticos
de ensino fundamental, mas seus elementos podem ser adaptados para a leitura de
artigos ou livros de maior complexidade.
MÉTODO DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
1. Transforme o título numa pergunta
2.
Ler o texto
3.
Circule as palavras-principais (Conceitos)
4.
Sublinhar as frases-principais (proposições)
5.
Escrever esquema-resumo (Resumo esquematizado)
6.
Revise o entendimento do texto respondendo a
pergunta do título.
|
A.
Transforme o título numa pergunta:
Todo texto procura responder a uma pergunta oculta. O título é escolhido pelo escritor de acordo
com o que ele pretende comunicar. Logo, ao transformar o título em uma
pergunta, você pode devolver essa mesma pergunta para o texto como se
perguntasse ao próprio escritor ou a um professor e pode “ouvir” a resposta que
ele dará. Se ao final do estudo do texto você conseguir responder a
pergunta que elaborou baseado no título, então você terá feito uma boa leitura
e interpretação.
B.
Ler o texto
Ao ler o texto completo, sem parar, com uma a velocidade constante
(Sem interromper a leitura, mesmo que não entenda tudo), você toma
conhecimento inicial de tudo o que o texto diz. Algumas partes do texto
já vão lhe chamar mais a atenção do que outras. Provavelmente estas são as
partes mais importantes do texto. É nessas partes que está a mensagem
principal do texto.
C.
Circule as palavras principais
(Conceitos)
Dentro do texto existem palavras especiais (Conceitos) que guardam
o significado principal do texto. Outras palavras servem apenas para
completar o sentido. Por exemplo, na frase:
“A atmosfera
teve importante papel na origem da vida no planeta, pois nela existiam gases e vapor de água que reagiram, formando as primeiras
partículas constituintes dos seres vivos.”
Perceba que a palavra atmosfera é a mais importante, seguida da palavra gases, numa referência aos elementos
químicos, e da palavra reagiram,
numa referência às reações químicas entre os elementos.
D.
Sublinhar frases principais
(Proposições)
Do mesmo modo que você identifica as
palavras especiais (Conceitos), deve também procurar identificar as frases
principais. Essas frases geralmente fazem uma afirmação ou uma negação
sobre algo. Por exemplo:
“A palavra atmosfera significa esfera de ar. Realmente,
a Terra é toda envolvida por uma camada de ar, invisível, que tem quilômetros
de espessura. A atmosfera teve importante papel na origem da vida no planeta,
pois nela existiam gases e vapor de água que reagiram, formando as primeiras
partículas constituintes dos seres vivos. Posteriormente, os vegetais verdes, através da fotossíntese, produziram grandes
quantidades de oxigênio, que passaram para a atmosfera. Isso tornou
possível o surgimento de novas formas de vida, enriquecendo a natureza. No Sistema
Solar, sem dúvida, somente a Terra apresenta condições de abrigar a vida tal
como a conhecemos.
A expressão destacada é uma das
frases mais importantes do texto. Ela faz uma afirmação sobre o papel dos vegetais na
produção do ambiente adequado para a vida na terra: Elas são produtoras de
oxigênio.
E.
Escrever esquema-resumo (Resumo
esquematizado)
O esquema resumo nada mais é que uma
lista de Palavras especiais (Conceitos) e de frases especiais (proposições)
destacadas do texto e escritas em uma página do caderno. Exemplo, baseado no
tempo citado acima:
Ø Atmosfera – Gases e vapor de água
Ø Origem da vida
Ø Vegetais – fotossíntese – oxigênio
Ø Novas formas de vida
F.
Revise o entendimento do texto
respondendo a pergunta elaborada sobre o título.
Nesta fase, na revisão do
entendimento do texto, o leitor deve tentar responder a pergunta inicialmente
elaborada a partir do título do texto. Deve tentar responder para si mesmo ou
para outra pessoa. Primeiro pode responder a pergunta olhando para seu
esquema resumo, destacando e explicando cada palavra-especial e cada
frase-especial. Se conseguir fazer isto, o objetivo da leitura terá sido
alcançado.
Comentários
Postar um comentário