O que é a Psicopedagogia e como ela pode contribuir para a melhoria da educação?
Pedro Virgínio P. Neto
1. O objeto da
psicopedagogia
Geralmente,
os leigos no assunto, procuram definir a Psicopedagogia
a partir de seu próprio nome que sugere uma junção entre Psicologia e
Pedagogia. Contudo, a Psicopedagogia não é simplesmente a junção entre
essas duas
ciências. Ela pode ser mais amplamente definida como sendo “uma área de estudos voltada para
o fenômeno da aprendizagem humana, tendo em conta os seus processos normais, as
dificuldades e os transtornos que dificultam ou impedem o indivíduo de aprender
normalmente”. A Psicopedagogia, portanto, tem
um objeto de pesquisa e de intervenção bem definido: a aprendizagem humana.
Ora, o ser humano se constitui, em todas as áreas de sua vida, através
do processo de aprendizagem. Logo, vê-se que o objeto da Psicopedagogia é amplo
e complexo, embora bem definido em sua essência.
2. A atuação do
psicopedagogo
O Psicopedagogo pesquisa e atua sobre os processos de aprendizagem humana
em todos os espaços em que ele ocorre, a saber: Em ambientes acadêmicos como
escolas e universidades, hospitais, empresas e instituições de atendimento
coletivo. Em todos esses espaços a aprendizagem é requerida.
O sentido de aprender não se limita ao de absorver informações de
caráter teórico e científico, em ambiente acadêmico, mas estende-se a
todas às aprendizagens ligadas à convivência humana, ao autoconhecimento e ao
fazer profissional. Ou seja, os quatro pilares da Educação: aprender a aprender,
aprender a conviver, aprender a ser e aprender a fazer. Estas quatro dimensões
abrangem todos os espaços da convivência e da ação humana.
É bom esclarecer um ponto: O
Psicopedagogo tem seu foco nas questões de aprendizagem. Este
profissional não trata de depressão, ansiedade, síndrome do pânico ou
qualquer outra patologia de cunho psicológico ou psiquiátrico.
Embora ele deva ter conhecimentos teóricos que o ajudem a entender como
tais patologias podem se manifestar e influir de modo negativo sobre a
aprendizagem do sujeito, não compete a ele tratar diretamente destas
questões. Isto extrapolaria sua competência. A ele compete, uma vez
identificados sintomas ou sinais que apontem para a presença de uma
dessas patologias, encaminhar para o profissional competente. Dai sua
atuação ideal se dar em equipe multiprofissional.
3. O conhecimento
multidisciplinar
Embora a Psicopedagogia seja uma área de especialização quanto ao seu
objeto de estudo, que é o processo de aprendizagem humana, no que diz
respeito aos conhecimentos teóricos necessários ao psicopedagogo, para o
exercício de sua função, ela é uma área multidisciplinar. O profissional desta
área deve ser um ávido pesquisador-leitor das diversas ciências que o auxiliem
na compreensão do fenômeno da aprendizagem, tais como a pedagogia, a
psicologia, a linguística, a filosofia, a história, a sociologia, a
neuroaprendizagem, dentre outras.
4. A formação do
psicopedagogo
Evidentemente, cada psicopedagogo possui uma disciplina base em sua
formação. Muitos são licenciados, professores das diversas áreas do conhecimento, outros
são médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, dentre outros.
Certamente essa formação base influi sobre análise teórica e sobre a
metodologia de ação de cada psicopedagogo para intervir sobre os problemas de
aprendizagem específicos. De modo ideal o profissional deve atuar junto há uma equipe
multidisciplinar.
5. As modalidades de
atendimento
A atuação do psicopedagogo se dá em duas modalidades básicas: na
modalidade institucional e clínica. Na modalidade
clínica, geralmente realizada em ambientes exclusivos, as chamadas
“clínicas psicopedagógicas”. Neste caso, o atendimento é individualizado, onde
a pessoa que apresenta as dificuldades de aprendizagem é avaliada e conduzida
através de um processo de intervenção que visa a superação das dificuldades
diagnosticadas. Tal abordagem também pode ocorrer no interior de uma escola ou
de outro espaço de alguma instituição. Nem por isso deixará de ser clínica,
posto que é individualizada.
A modalidade institucional, é uma abordagem grupal, tendo em
vista, no mais das vezes, os aspectos da convivência, da motivação, da
eficiência e da eficácia das equipes. Além disso, estas ações podem ser preventivas ou corretivas.
No âmbito escolar é mais comum a adoção da abordagem institucional, posto
que os profissionais desta área muitas vezes desempenham papéis de coordenação
ou docência e atuam, sobretudo, na formação de professores e na orientação
de estudantes e da comunidade escolar em geral.
A atuação do psicopedagogo é descrita amplamente no Código brasileiro de ocupações (CBO2394-25) e no Código de ética da Associação Brasileira dePsicopedagogos (ABPp).
6. Contribuição para a melhoria da
educação
Como pode ser percebido, a partir da descrição acima, a Psicopedagogia
e o profissional desta área vêm contribuir para o sucesso educacional com uma
visão abrangente acerca da aprendizagem humana em todas as suas dimensões, investigando
as causas da não aprendizagem e propondo ações de caráter corretivo ou preventivo,
numa perspectiva institucional ou clínica.
Uma das formas mais comuns e eficazes de atuação do psicopedagogo nos
ambientes escolares é através da oferta de cursos, palestras, atividades de orientação
em grupos tanto de profissionais quanto de estudantes e da comunidade em geral.
É de suma importância, portanto, que se atente para necessidade desse profissional em todos os espaços de convivência e de aprendizagem humanas.
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