A TRÍADE DO TEMPO
Como administrar melhor nosso tempo?
Pedro Virgínio P. Neto
O tempo é o nosso bem mais precioso.
Não pode ser retido, nem recuperado. O tempo é a dimensão onde as coisas
surgem, se transformam, se deterioram e se transmutam.
No livro mais filosófico da Bíblia, O
Eclesiastes, o rei Salomão afirma, a todo momento, que "tudo é
vaidade". Esta é a condição transitória de tudo. Mas, dentro da
transitoriedade, tudo tem seu tempo determinado “debaixo do sol”.
"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou" (Eclesiates 3:1,2)
O discurso do Eclesiastes é a busca do
que é mais importante a ser feito ou realizado pelo homem, no pouco tempo de
que dispõe sobre a face da terra. Em outras palavras, Salomão estava perguntando
sobre o que deveria ser tomado como Prioritário. Ele conclui que é servir a
Deus e guardar os seus mandamentos, sendo este, pois, todo o dever do homem.
Todos nós vivemos o mesmo dilema de
Salomão. Temos um tempo limitado neste mundo e um conjunto ilimitado de ações a
serem desenvolvidas. Diante desta discrepância, pergunta-se: o que deve ser
prioritário?
Do ponto de vista cosmológico o tempo é
igual para todos nós. Mas da perspectiva psicológica, contudo, a percepção
individual é diferente. Para uns o tempo parece passar mais rápido; para outros
mais lento. Todos temos 24 horas em um dia. No entanto, muitas vezes, temos a
sensação de que a quantidade de tempo que temos é menor que a de outras
pessoas, pois as vemos como sendo altamente produtivas e realizadoras, enquanto
sentimos que mal cumprimos nossas atribuições básicas. Onde está o fator, pois,
que realmente faz a diferença? O fator é a gestão
do tempo.
Dentre todas as metodologias destinadas
a auxiliar os indivíduos na gestão do seu tempo, destaca-se a Tríade do tempo. O conceito básico
desta metodologia pode ser apropriado por qualquer pessoa, desde os altos
executivos, que devem lidar com atividades muito complexas, até os jovens
estudantes ou donas de casa que encaram o desafio de administrar as atividades
do seu lar.
O cerne da metodologia, consiste em
distribuir todas as suas atividades em três categorias básicas.
1.
Atividades importantes
2.
Atividades urgentes
3.
Atividades circunstanciais
As atividades
importantes são o conjunto de ações que farão a diferença positiva em sua
melhoria de vida. Os resultados decorrentes de tais ações tendem a melhorar a
sua vida, seja na dimensão financeira, profissional ou nos seus
relacionamentos pessoais. Alguns exemplos de ações importantes são realizar
cursos de Especialização ou capacitação dentro de sua área profissional;
realizar leituras que lhe possibilitem insights (novas ideias) sobre como
gerenciar melhor o seu tempo, ou, ainda, garantir em sua agenda, diariamente,
um tempo de qualidade para conviver com seus filhos e seu cônjuge.
As atividades
urgentes são ações importantes para as quais o prazo de realização expirou
ou está em vias de expirar. São importantes porque, se não forem realizadas,
poderão gerar prejuízos ou constrangimentos. Realizar uma atualização de dados
junto à Receita Federal, por exemplo, ou comparecer a uma perícia médica para
renovação de um benefício governamental.
As atividades
circunstanciais, por seu turno, são aquelas ações que representam apenas
tempo ocioso e gasto sem um propósito definido. Sua realização, ou não
realização, não nos afetará de modo significativo. São atividades triviais.
Aquelas três ou quatro horas gastas em redes sociais, por exemplo, ao término
das quais constatamos que nada nos foi acrescentado, em termos de conhecimento,
habilidades ou preparo para viver melhor as situações da vida. Tais atividades
representam prejuízos quando passam a demandar mais que 10% do nosso tempo de
atividade, pois consomem a energia que deveríamos empregar para a
realização das atividades urgentes e, sobretudo, das
importantes.
Como aplicar a
metodologia?
O primeiro passo, para aplicar a
metodologia, é tomar uma folha de papel em branco e listar todas as ações que
você precisa executar. Registre tanto as atividades rotineiras, as quais se
repetem todos os dias ou todas as semanas, bem como aquelas que podem ser
superadas de uma única vez. Não pense de modo crítico sobre as atividades que
estão vindo à sua mente, ainda que lhe pareçam banais. Apenas escreva
livremente.
Tendo listado o máximo de atividades
que precisa realizar, distribua-as nas três categorias acima descritas. Para
tanto você pode utilizar três folhas de papel, uma para cada categoria, caso a
lista de atividades seja muito grande.
Feito isto, observe e reflita sobre o
quadro que está diante de você. A maior parte das atividades que consomem seu
tempo são importantes, urgentes ou circunstanciais?
Sugere-se, como ideal, que gastemos 70%
do nosso tempo em ações importantes, que nos trarão resultados no médio e longo
prazo. E, no máximo, 10% em atividades circunstanciais.
Para finalizar seu planejamento de
gestão do tempo, elabore um plano de ação por escrito, tendo em vista reduzir o tempo gasto em atividades
circunstanciais, resolver as questões pendentes, e classificadas como urgentes,
e dedicar a maior parte do seu tempo às ações que tem o poder de mudar
sua vida para melhor.
Agora é o momento da ação. Pois “tem poder quem Age!”
Adorei o uso do texto bíblico 😍
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