Pular para o conteúdo principal

Projeto de intervenção psicopedagógica


Projeto de intervenção psicopedagógica
  
 EEEP Governador Virgílio Távora

Autoconhecimento e autotransformação

Coordenador: Prof. Pedro Virgínio P. Neto

Título do projeto: Autoconhecimento e autotransformação
Objetivo geral: Conduzir os estudantes através um processo de autoconhecimento no que diz respeito às suas forças e limitações atitudinais, sobretudo dentro do contexto das ações acadêmicas.


Atitudes/ Ações              
Tempo estimado
Objetivos
1. Aplicar teste sociométrica

01 aula
  1. Identificar o grau de coesão do grupo.
  2. Identificar as lideranças.
  3. Identificar as pessoas isoladas.
  4. Identificar os pontos de vista pessoais sobre o grupo e suas posições nele.
2. Reflexão junto à turma sobre os resultados do teste – Convivência grupal.

01 aula
  1. Apresentar as conclusões do teste.
  2. Refletir sobre a importância da solidariedade grupal para o sucesso de todos.
  3. Refletir sobre atitudes que favorecem a boa convivência no grupo.

3. Palestra e auto-avaliação sobre as competências de um estudante de sucesso.

01 aula
  1. Apresentar aos alunos os comportamentos práticos que fazem o estudante de sucesso.
  2. Realizar a auto-avaliação
4. Entrevista com cada aluno, usando como mponto de contato os resultados das auto-avaliações e resultados de desempenho.

Duas semanas
  1. Conhecer mais intimamente cada aluno.
  2. Dar feedback ao aluno sobre seu desempenho.
  3. Ouvir suas queixas e orientá-los quanto às possíveis soluções.
5. Estudo sobre o livro: Pare de se sabotar e dê a volta por cima- Como se  livrar de comportamentos que atrapalham sua vida, do autor psicoterapeuta Flip Flipen. Editora Sextante, 2010.

03 aulas
( E um período ṕara elaboração pessoal do plano de tração)
  1. Refletir sobre a idéia de que nosso sucesso é definido não só por nossas qualidades, mas também por nossas limitações.
  2. Refletir sobre as dez limitações analisadas no livro  e conduzir o aluno a uma auto-avaliação sobre as suas principais limitações, traçando um plano para minimizá-las.
6.  Filme “Universidade Monstros”.  Reflexão sobre forças e limitações a partir do  (Preparar roteiro de análise)

03 aulas
  1. Analisar os comportamentos dos personagens Mike Wazowski e James P. Sullivan, identificando neles forças e limitações.

7. Roda de conversa/ Formação com os líderes em potencial do grupo (identificados com base no sociograma)

02 aulas
(Momentos extra-classe)
  1. Dialogar e refletir sobre o papel e a importância de uma liderança.
  2. Levá-los a assumir um comprometimento maior com o desenvolvimento do grupo, uma vez que foram “eleitos” pela turma como as lideranças da turma.
8. Pacto de melhoria contínua grupal, definindo prazos para avaliações.


01 aula
  1. Comprometimento coletivo, em Assembléia de turma, coordenada pelos líderes de turma, para estabelecer um conjunto de metas de melhoria contínua e coletiva.
  2. Definir um prazo para observação dos avanços e uma data para a nova Assembléia, onde serão avaliadas as mudanças.
9. Palestra com os pais sobre temas pertinentes: Adolescência. (Roda de conversa)

Extra-classe
  1. Refletir sobre as necessidades afetivas, cognitivas, atitudinais e comportamentais do adolescente.
  2. Incentivar os pais a relatarem suas dificuldades, numa troca de experiências e informações com os outros e a sugerir formas de Família e Escola se apoiarem na tarefa educativa.
10. Avaliação dos resultados.

Extra-classe
1. Avaliar os resultados da intervenção junto a alunos, professores e diretor de turma.


Data de conclusão do projeto: ____/____/_____

Observações sobre o projeto: ________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BEM VINDOS A "ENTRE LIVROS E IDEIAS"!

BEM VINDOS A  "ENTRE LIVROS E IDEIAS"! Um blog sobre ideias, livros, reflexões e atividades educacionais.  Este Blog principal - Entre livros e ideias , no qual me dedico a escrever textos a partir de leituras de livros e do mundo, está associado a outros nos quais me dedico a escrever reflexões diversas, a saber:  1.  Meditando na Palavra : Reflexões biblicas e teológicas. 2.  Prof. Pedro Virgínio P. Neto (Portifólio) : D ivulgação de atividades pedagógicas, planos, documentos e recursos utilizados em atividades de sala de aula.  3.  Psico.Sophia: Roteiros de aprendizagem : Reflexões pedagógicas e psicopedagógicas sobre ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano.  4. Empreendedorismo GVT :  Este último, nasceu da necessidade de maior interação com meus alunos, em circunstâncias de pouco tempo para encontros presenciais sendo, portanto, uma ferramenta pedagógica.  5. Webartigos : Plataforma externa, na qual publico alguns artigos ...

TRATADO SOBRE A TOLERÂNCIA - VOLTAIRE (RESENHA)

Tratado sobre a tolerância, de Voltaire (Resenha) Pedro Virgínio P. Neto A Essência deste tratado é a defesa da tolerância como o maior bem da humanidade, sobretudo a tolerância religiosa, que foi sempre praticada em diferentes culturas, ainda que em meio a expressões também de absurda intolerância. Voltaire procura mostrar que mesmo no Império romano, entre os antigos gregos e entre os antigos judeus, a perseguição e a intolerância por causa de pura e simples diferença de opinião religiosa não eram fenômeno constante. Em sua opinião, a qual procura fundamentar a partir de antigas fontes, citando antigos autores e histórias de Martírios, estes tinham como causa não só as diferenças de opinião ou de crença, mas também questões de ordem pessoal e políticas que, por meio de tramas, acabavam sendo tomadas como questões de Estado, desencadeando a ira dos imperadores. O filósofo parte da denúncia de uma condenação injusta, executada por oito juízes de Toulouse, em 1762, c...

Razão e fé em Tomás de Aquino: A existência de Deus

Razão e fé em Tomás de Aquino A existência de Deus É bem difundida a interpretação segundo a qual Tomás de Aquino ocupou-se mais do que qualquer outro teólogo medieval de estabelecer fundamentos lógicos para as propostas da fé cristã. Digo fundamentos lógicos para evitar a reprodução equivocada da noção de que o objeto da Fé é sempre algo que contradiz o entendimento racional, ou que seria sempre uma forma de absurdo. Em seu compêndio de teologia, Aquino se propõe a discorrer sobre os meios para a salvação humana, segundo sua elaboração. Tal salvação consistiria em: 1.    Conhecer a verdade, livrando a inteligência do erro. 2.   Direcionar-se para o fim devido, evitando desviar-se da Felicidade verdadeira. 3.    A observância da justiça, desviando-se dos vícios. O primeiro ponto refere-se a “Fé”, o segundo a “esperança” e o terceiro ao “amor”. Estes que são as virtudes teologais, conforme as palavras do próprio São Paulo em sua carta: “Ago...