E.E.E.P. GOVERNADOR VIRGÍLIO TÁVORA
PROGRAMA DE AÇÃO DO CURSO DE HISTÓRIA
(Escola de educação Profissional do estado do Ceará)
Professor: Pedro Virgínio Pereira Neto
- Negócio.
Ensinar História enfatizando as relações entre passado e presente, destacando os elementos de continuidade e ruptura entre os diversos momentos históricos. Toda a abordagem deve apontar para o princípio fundamental da História no qual se afirma que todo indivíduo é um agente histórico, ao mesmo tempo em que sofre os condicionamentos da sua época histórica.
- Filosofia.
- Domínio do negócio.
O ensino de História abrange aspectos da formação humanística dos jovens, proporcionando-lhes os conceitos e informações necessários a uma visão crítica da realidade que os cerca. A continuidade dos estudos deve, também, ser um alvo considerado, preparando os jovens para atingirem bons resultados nos concursos vestibulares e ENEM.
- Enfoque.
O ensino de História deve partir da perspectiva da História Social, em que toda ação humana, localizada no tempo e no espaço, é tida como experiência histórica e passível de ser alvo de estudos e reflexões. Buscar relacionar as experiências humanas do passado com as experiências sociais do presente, despertando nos estudantes ideias relevantes para as temáticas a serem estudadas. Esta deverá ser uma constante, tendo como resultado esperado o aprendizagem significativa da História.
- Postura.
Desenvolver um trabalho docente com seriedade, respeito ao aluno e à instituição de ensino. Buscar o estreitamento dos laços afetivos com os colegas de profissão, núcleo gestor e estudantes, com vistas ao sucesso da relação de ensino-aprendizagem.
- Diretrizes (Planejamento).
O planejamento deve seguir as seguintes diretrizes:
- Desenvolver atividades que despertem a atividade mental dos alunos, estimulando o raciocínio lógico e a aplicação dos conhecimentos adquiridos.
- Ter em vista o aprimoramento da capacidade de leitura e interpretação, adotando como referência os Descritores de Língua Portuguesa e matemática (SPAECE / ENEM)
- Adotar como referência, para as abordagens, os eixos temáticos e o conjunto de conhecimentos requeridos no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.
- Considerar as ênfases adequadas para cada turma, de acordo com o curso técnico correspondente.
- Alinhamento.
- Gestora: Antonia Cyra Esmeralda.
- Coordenadoria pedagógica: Saionara Alencar e Izabel Domingos.
- Professor: Pedro Virgínio Pereira Neto.
- Resultados pactuados.
- Resultados esperados.
- Aprendizagem significativa e melhoria dos resultados dos educandos em avaliações internas e externas.
- 95 % dos alunos aprovados ao final do ano letivo.
- Resultado global.
- Desenvolvimento intelectual e ético do educando, através da reflexão, apreensão de conceitos e desenvolvimento de atitudes proativas de estudo e de comportamento ético.
- Fatores críticos.
- Domínio dos conceitos estruturadores da disciplina. A saber:
- Sociedade, Estado, poder, classe social, luta de classes,
- Habilidades de leitura, escrita e raciocínio lógico.
- Apoios requeridos.
- Material para estudo de temáticas complementares e aplicação de testes e simulados (Xerox).
- Bibliografia para consulta (Obras didáticas).
ALVES, Alexandre, OLIVEIRA, Letícia Fagundes de. Col. Conexões com a História.1 Ed.São Paulo: Moderna, 2010.
AZEVEDO, Gislane Campos, SERIACOPI, Reinaldo. Col. História em movimento.1 ed. São Paulo: Ática, 2010.
COTRIM, Gilberto. Col. História global – Brasil e geral. 1 ed. São Paulo: Saraiva 2010.
COTRIM, Gilberto, FERNANDES, Mirna. Fundamentos da filosofia. 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
CEARÁ, Secretaria de educação do Estado. Primeiro Aprender ! Língua Portuguesa, História, Filosofia, Arte, Língua espanhola, Língua inglesa. Caderno do aluno, volumes 1, 2 e 3. Fortaleza: SEDUC, 2009.
MOTA, Myriam Becho, BRAICK, Patrícia Ramos. Col. História das cavernas ao terceiro milênio.1 ed;. São Paulo: Moderna, 2005.
MOREIRA, Igor. Col. Geografia- Geral e do Brasil. 1 ed. São Paulo: Ática, 2005.
KOSHIBA, Luiz, PEREIRA, Denise Manzi Frayze Pereira. História do Brasil. São Paulo: Atual, 1996.
PEDRO, Antonio, LIMA, Lizânias de Souza. Col. História sempre presente. 1 ed. São Paulo: FTD, 2010.
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