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PROGRAMA DE AÇÃO DO CURSO DE HISTÓRIA (Escola de educação Profissional do estado do Ceará)



E.E.E.P.  GOVERNADOR VIRGÍLIO TÁVORA


PROGRAMA DE AÇÃO DO CURSO DE HISTÓRIA
(Escola de educação Profissional do estado do Ceará)


Professor: Pedro Virgínio Pereira Neto


  1. Negócio.


Ensinar História enfatizando as relações entre passado e presente, destacando os elementos de continuidade e ruptura entre os diversos momentos históricos. Toda a abordagem deve apontar para o princípio fundamental da História no qual se afirma que todo indivíduo é um agente histórico, ao mesmo tempo em que sofre os condicionamentos da sua época histórica.


  1. Filosofia.
    1. Domínio do negócio.


O ensino de História abrange aspectos da formação humanística dos jovens, proporcionando-lhes os conceitos e informações necessários a uma visão crítica da realidade que os cerca. A continuidade dos estudos deve, também, ser um alvo considerado, preparando os jovens para atingirem bons resultados nos concursos vestibulares e ENEM.


    1. Enfoque.


O ensino de História deve partir da perspectiva da História Social, em que toda ação humana, localizada no tempo e no espaço, é tida como experiência histórica e passível de ser alvo de estudos e reflexões. Buscar relacionar as experiências humanas do passado com as experiências sociais do presente, despertando nos estudantes ideias relevantes  para as temáticas a serem estudadas. Esta deverá ser uma constante, tendo como resultado esperado o aprendizagem significativa da História.


    1. Postura.


Desenvolver um trabalho docente com seriedade, respeito ao aluno e à instituição de ensino. Buscar o estreitamento dos laços afetivos com os colegas de profissão, núcleo gestor e estudantes, com vistas ao sucesso da relação de ensino-aprendizagem.


    1. Diretrizes (Planejamento).
O planejamento deve seguir as seguintes diretrizes:
  • Desenvolver atividades que despertem a atividade mental dos alunos, estimulando o raciocínio lógico e a aplicação dos conhecimentos adquiridos.
  • Ter em vista o aprimoramento da capacidade de leitura e interpretação, adotando como referência os Descritores de Língua Portuguesa e matemática (SPAECE / ENEM)
  • Adotar como referência, para as abordagens, os eixos temáticos e  o conjunto de conhecimentos requeridos no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.
  • Considerar as ênfases adequadas para cada turma, de acordo com o curso técnico correspondente.


    1. Alinhamento.
  • Gestora: Antonia Cyra Esmeralda.
  • Coordenadoria pedagógica: Saionara Alencar e Izabel Domingos.
  • Professor: Pedro Virgínio Pereira Neto.


  1. Resultados pactuados.
    1. Resultados esperados.
  • Aprendizagem significativa e melhoria dos resultados dos educandos em avaliações internas e externas.
  • 95 % dos alunos aprovados ao final do ano letivo.
    1. Resultado global.
  • Desenvolvimento intelectual e ético do educando, através da reflexão, apreensão de conceitos e desenvolvimento de atitudes proativas de estudo e de comportamento ético.


  1. Fatores críticos.
  • Domínio dos conceitos estruturadores da disciplina. A saber:
  • Sociedade, Estado, poder, classe social, luta de classes,
  • Habilidades de leitura, escrita  e raciocínio lógico.


  1. Apoios requeridos.
  • Material para estudo de temáticas complementares e aplicação de testes e simulados (Xerox).


  1. Bibliografia para consulta (Obras didáticas).


ALVES, Alexandre, OLIVEIRA, Letícia Fagundes de. Col. Conexões com a História.1 Ed.São Paulo: Moderna, 2010.


AZEVEDO, Gislane Campos, SERIACOPI, Reinaldo. Col. História em movimento.1 ed. São Paulo: Ática, 2010.


COTRIM, Gilberto. Col. História global – Brasil e geral. 1 ed. São Paulo: Saraiva 2010.


COTRIM, Gilberto, FERNANDES, Mirna. Fundamentos da filosofia. 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2010.


CEARÁ, Secretaria de educação do Estado. Primeiro Aprender ! Língua Portuguesa, História, Filosofia, Arte, Língua espanhola, Língua inglesa. Caderno do aluno, volumes 1, 2 e 3. Fortaleza: SEDUC, 2009.


MOTA, Myriam Becho, BRAICK, Patrícia Ramos. Col. História das cavernas ao terceiro milênio.1 ed;. São Paulo: Moderna, 2005.


MOREIRA, Igor. Col. Geografia- Geral e do Brasil. 1 ed. São Paulo: Ática, 2005.


KOSHIBA, Luiz, PEREIRA, Denise Manzi Frayze Pereira. História do Brasil. São Paulo: Atual, 1996.

PEDRO, Antonio, LIMA, Lizânias de Souza. Col. História sempre presente. 1 ed. São Paulo: FTD, 2010.

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