Pular para o conteúdo principal

DIA D DO PROJETO DE VIDA - 2018




EEEP GOVERNADOR VIRGÍLIO TÁVORA
DIA “D” DO PROJETO DE VIDA
PROGRAMAÇÃO
HORÁRIOS
TEMPO
ATIVIDADE
RESPONSÁVEL
7:30 ÀS 8:00
30 min
Acolhida e abertura geral
(Obs: Foram recebidos em sala com música e chocolates, com frases de sucesso. Iniciamos com cada aluno escrevendo em uma tarjeta suas expectativas para aquele dia. Eles as coloriram e colaram em um mosaico)
Organização
8:00 às 9:10
20 min





20 min






20 min
Dinâmica: Para quem você tira o chapéu? Os chapéus estão postos na parede. Voluntariamente os jovens são convidados a tirar o chapéu.  Coloque música de suspense. O objetivo de reflexão é a auto-avaliação da turma diante das ações desenvolvidas ao longo do ano.

Dinâmica: Quem sou eu?  Cada participante escreve uma descrição breve de sua principal característica numa folha de papel. Embola e põe num saco. Misturamos tudo. As pessoas vão tirando, desembolando e tentando associar as características a uma pessoa da sala. O objeto de reflexão é o conhecimento mútuo e a convivência.

Dinâmica: Olhando para mim mesmo e o lugar onde estou. Deve o aluno, através de instrumental devidamente preparado, fazer uma síntese de tudo o que ele refletiu acerca de si mesmo, sobretudo nas aulas de formação para a cidadania. O instrumental é o preâmbulo do projeto de vida e dará a base de reflexão para a carta que o aluno(a) escreverá para si  mesmo(a) no futuro.

Diretor de turma
9:10 às 9:30
20 min
LANCHE
LANCHE
9:30 ÀS 10:10
40 min
Roda de conversa : De onde vim, por onde passei e onde estou

VÍDEO




Davi Silvestre (Artista)

10:10 às 10:50
40 min
Palestra: Projeto de Vida
Adriana
11:00 às 12:00
60 min
O rito das cartas: Promova um relaxamento  com música instrumental. Todos devem estar vendados, sentados ou deitados. Baixe o volume e indague-os sobre o que são os Ritos de passagem. Eles devem responder ainda vendados. Você poderá tocar neles para estimulá-los a falar: Quais os ritos que você segue ao amanhecer? Antes de dormir? Ao longo do seu dia? Quando está se preparando para uma grande decisão?  Todo rito é marcado por EVENTOS. Eles agora vão realizar um ato, um evento que representará um rito de passagem. Dar início à escrita das cartas. Quando todos tiverem terminado seguirão até o pote e depositarão suas cartas.

Terminar com um despertar e uma avaliação das experiências do dia. Não esqueça de tirar muitas fotos ao longo do dia.
Diretor de turma

Caixa de som, cabo de áudio, nootbock, Microfone, Bis com mensagens, Cestinha, Folhas de ofício cortadas ao meio, giz de cera, lápis de cor, pinceis etc. Pote e material para decorar, como fitas e adesivos. Cola.







EEEP GOVERNADOR VIRGÍLIO TÁVORA
DIA “D” DO PROJETO DE VIDA
ALUNO(A): ________________________________________________________________________________
TURMA: __________________
QUESITOS
DESCRIÇÃO
Quem sou eu?
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________

O que eu gostaria de acrescentar a minha vida e pessoa?
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________

Que diálogos tenho tido comigo mesmo (a?
As coisas mais positivas que digo a mim mesmo(a): 
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
As coisas mais negativas que digo a mim mesmo(a):
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________

Que áreas da vida socioemocional você mais precisa melhorar?
(   ) Autogestão: Organização, Responsabilidade, persistência Determinação e foco.
(   ) Aproximação com os outros: Iniciativa para comunicação, entusiasmo para os relacionamentos e auto-afirmação nos relacionamentos.
(   ) Resiliência emocional: Tolerância ao estresse e à frustração. Confiança nas próprias capacidades.
(   ) Abertura ao novo: Coragem e interesse de sair da zona de conforto e encarar novas aprendizagens.
Porque você julga que esta área é a mais fraca?
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________

O que você poderá fazer de concreto para fortalecer esta área?
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________

Como você saberá que ela foi fortalecida?
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________


Qual foi o seu perfil comportamental?
Gato  (Foco nos relacionamentos): ____%  
Águia (Foco na idealização  do futuro): ____%    
Lôbo  (Foco no planejamento e controle): ____%  
Tubarão (Foco nos resultados rápidos): ____% 
Diante deste perfil, que meta de auto-educação você estabelece? Que aspectos do comportamento você precisa fortalecer?
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________

Como você saberá que conseguiu fortalecer este aspecto do seu comportamento?
Saberei quando tal coisa estiver acontecendo: _____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________

Diante de toda esta reflexão feita até aqui, escreva ao lado um esboço da sua missão de vida.
Meu nome é __________________________________________ e minha missão de vida é ______________________________________________
_____________________________________________________________

De que modo, por qual meio, caminho, profissão ou ocupação, você cumprirá esta missão?
Pretendo cumprir minha missão de vida atuando concretamente ... _____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________





EEEP GOVERNADOR VIRGÍLIO TÁVORA
DIA “D” DO PROJETO DE VIDA
ALUNO(A): ________________________________________________________________________________
TURMA: __________________
CARTA PARA MIM MESMO, NO FUTURO
Olá! Meu nome é ________________________________________________________________. Eu sou você escrevendo do passado. Mais especificamente do dia ____ de _______________ de 201__.  Espero que você, aí no futuro, esteja vivenciando tudo o que planejei para você. Vamos lá....
_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BEM VINDOS A "ENTRE LIVROS E IDEIAS"!

BEM VINDOS A  "ENTRE LIVROS E IDEIAS"! Um blog sobre ideias, livros, reflexões e atividades educacionais.  Este Blog principal - Entre livros e ideias , no qual me dedico a escrever textos a partir de leituras de livros e do mundo, está associado a outros nos quais me dedico a escrever reflexões diversas, a saber:  1.  Meditando na Palavra : Reflexões biblicas e teológicas. 2.  Prof. Pedro Virgínio P. Neto (Portifólio) : D ivulgação de atividades pedagógicas, planos, documentos e recursos utilizados em atividades de sala de aula.  3.  Psico.Sophia: Roteiros de aprendizagem : Reflexões pedagógicas e psicopedagógicas sobre ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano.  4. Empreendedorismo GVT :  Este último, nasceu da necessidade de maior interação com meus alunos, em circunstâncias de pouco tempo para encontros presenciais sendo, portanto, uma ferramenta pedagógica.  5. Webartigos : Plataforma externa, na qual publico alguns artigos ...

TRATADO SOBRE A TOLERÂNCIA - VOLTAIRE (RESENHA)

Tratado sobre a tolerância, de Voltaire (Resenha) Pedro Virgínio P. Neto A Essência deste tratado é a defesa da tolerância como o maior bem da humanidade, sobretudo a tolerância religiosa, que foi sempre praticada em diferentes culturas, ainda que em meio a expressões também de absurda intolerância. Voltaire procura mostrar que mesmo no Império romano, entre os antigos gregos e entre os antigos judeus, a perseguição e a intolerância por causa de pura e simples diferença de opinião religiosa não eram fenômeno constante. Em sua opinião, a qual procura fundamentar a partir de antigas fontes, citando antigos autores e histórias de Martírios, estes tinham como causa não só as diferenças de opinião ou de crença, mas também questões de ordem pessoal e políticas que, por meio de tramas, acabavam sendo tomadas como questões de Estado, desencadeando a ira dos imperadores. O filósofo parte da denúncia de uma condenação injusta, executada por oito juízes de Toulouse, em 1762, c...

Razão e fé em Tomás de Aquino: A existência de Deus

Razão e fé em Tomás de Aquino A existência de Deus É bem difundida a interpretação segundo a qual Tomás de Aquino ocupou-se mais do que qualquer outro teólogo medieval de estabelecer fundamentos lógicos para as propostas da fé cristã. Digo fundamentos lógicos para evitar a reprodução equivocada da noção de que o objeto da Fé é sempre algo que contradiz o entendimento racional, ou que seria sempre uma forma de absurdo. Em seu compêndio de teologia, Aquino se propõe a discorrer sobre os meios para a salvação humana, segundo sua elaboração. Tal salvação consistiria em: 1.    Conhecer a verdade, livrando a inteligência do erro. 2.   Direcionar-se para o fim devido, evitando desviar-se da Felicidade verdadeira. 3.    A observância da justiça, desviando-se dos vícios. O primeiro ponto refere-se a “Fé”, o segundo a “esperança” e o terceiro ao “amor”. Estes que são as virtudes teologais, conforme as palavras do próprio São Paulo em sua carta: “Ago...