Educacional
Desenvolvimento
pessoal para estudantes
Prof. Pedro Virgínio P. Neto
Público alvo
|
1. Estudantes do terceiro
ano
Objetivos:
|
1.
Oferecer um modelo de
referência para a auto-avaliação e o autoconhecimento.
2.
Despertar a consciência
da auto-responsabilidade sobre sua própria educação (auto-educação e
autodesenvolvimento).
3.
Apresentar ferramentas
para a auto-avaliação, para o planejamento e para a ação com o fim de alcançar
resultados mensuráveis ou observáveis.
4.
Proporcional feedback
coletivo e, se possível, individual aos participantes da formação.
Metodologia
|
1.
O programa será
desenvolvido levando em conta os três pilares: Autoconhecimento, planejamento
estratégico e ação para resultados.
2.
Exposição de um conjunto
de palestras, dialogadas e interativas.
3.
Entre as palestras,
serão intercalados o emprego de algumas ferramentas de auto-avaliação,
planejamento e ação para resultados.
4.
Feedback: Orientação
individual ou coletiva sobre o processo e o plano de ação a ser feito.
Temas/Roteiro
|
1.
Palestra: Superando
limitações pessoais
·
Objetivo: Favorecer a
tomada de consciência da necessidade de trabalhar as próprias limitações.
·
Exercício/ Ferramenta:
Forças X Fraquezas
2.
Palestra: Os perfis
comportamentais
·
Objetivo: Fornecer um
modelo a partir do qual seja possível realizar uma auto-avaliação e estabelecer
estratégias para a melhoria de suas competências.
·
Exercício: Perfis
comportamentais (Os quatro animais)
3.
Palestra: Não deixe para
depois o que pode fazer hoje - A gestão do tempo. (A tríade do tempo)
·
Objetivo: Despertar a
consciência de que todos têm a mesma quantidade de tempo e de que ele deve ser
administrado, elegendo prioridades com base nos critérios de Importante,
urgente e irrelevante.
·
Exercício: “A lista”:
o
(1) Tudo o que precisa
fazer (tudo o que está pendente em sua vida), tudo o que deseja fazer.
o
(2) Classifique cada
tarefa da lista como: Irrelevante, urgente ou importante.
o
(3) Estabeleça um plano
para agir em relação aquilo que é urgente e ao que é importante.
4.
Palestra: Pare de
reclamar e concentre-se nas coisas boas.
·
Objetivo: Tomar
consciência dos nossos motivos positivos e do quanto gastamos energia psíquica
com queixas e reclamações improdutivas.
·
Exercício: “A lista”:
o
(1) Elabore uma lista de
20 bons motivos para viver com entusiasmo, para ser grato, sentir-se
privilegiado e disposto a lutar contra os obstáculos no caminho de seus
objetivos.
o
(2) Selecione 5 destes
bens/ motivos e defina uma ação concreta que realizará em relação a eles, com o
intuito de manifestar verdadeira gratidão, valorização e melhoria, pelos
próximos 10 dias.
o
(3) Adote uma liga no
braço esquerdo. Sempre que reclamar de algo, puxe-a. Isto o ajudará a tomar
consciência de quanto gastamos energia psíquica reclamando de pequenos
problemas.
Comentários
Postar um comentário