Pular para o conteúdo principal

Educacional - Desenvolvimento pessoal para estudantes



Educacional
Desenvolvimento pessoal para estudantes


Prof. Pedro Virgínio P. Neto

Público alvo
1.   Estudantes do terceiro ano

Objetivos:

1.      Oferecer um modelo de referência para a auto-avaliação e o autoconhecimento.
2.      Despertar a consciência da auto-responsabilidade sobre sua própria educação (auto-educação e autodesenvolvimento).
3.      Apresentar ferramentas para a auto-avaliação, para o planejamento e para a ação com o fim de alcançar resultados mensuráveis ou observáveis.
4.      Proporcional feedback coletivo e, se possível, individual aos participantes da formação.

Metodologia

1.      O programa será desenvolvido levando em conta os três pilares: Autoconhecimento, planejamento estratégico e ação para resultados.
2.      Exposição de um conjunto de palestras, dialogadas e interativas.
3.      Entre as palestras, serão intercalados o emprego de algumas ferramentas de auto-avaliação, planejamento e ação para resultados.
4.      Feedback: Orientação individual ou coletiva sobre o processo e o plano de ação a ser feito.

Temas/Roteiro

1.      Palestra: Superando limitações pessoais
·         Objetivo: Favorecer a tomada de consciência da necessidade de trabalhar as próprias limitações.
·         Exercício/ Ferramenta: Forças X Fraquezas

2.      Palestra: Os perfis comportamentais
·         Objetivo: Fornecer um modelo a partir do qual seja possível realizar uma auto-avaliação e estabelecer estratégias para a melhoria de suas competências.
·         Exercício: Perfis comportamentais (Os quatro animais)

3.      Palestra: Não deixe para depois o que pode fazer hoje - A gestão do tempo. (A tríade do tempo)
·         Objetivo: Despertar a consciência de que todos têm a mesma quantidade de tempo e de que ele deve ser administrado, elegendo prioridades com base nos critérios de Importante, urgente e irrelevante.
·         Exercício: “A lista”:
o   (1) Tudo o que precisa fazer (tudo o que está pendente em sua vida), tudo o que deseja fazer.
o   (2) Classifique cada tarefa da lista como: Irrelevante, urgente ou importante.
o   (3) Estabeleça um plano para agir em relação aquilo que é urgente e ao que é importante.

4.      Palestra: Pare de reclamar e concentre-se nas coisas boas.
·         Objetivo: Tomar consciência dos nossos motivos positivos e do quanto gastamos energia psíquica com queixas e reclamações improdutivas.
·         Exercício: “A lista”:
o   (1) Elabore uma lista de 20 bons motivos para viver com entusiasmo, para ser grato, sentir-se privilegiado e disposto a lutar contra os obstáculos no caminho de seus objetivos.
o   (2) Selecione 5 destes bens/ motivos e defina uma ação concreta que realizará em relação a eles, com o intuito de manifestar verdadeira gratidão, valorização e melhoria, pelos próximos 10 dias.
o   (3) Adote uma liga no braço esquerdo. Sempre que reclamar de algo, puxe-a. Isto o ajudará a tomar consciência de quanto gastamos energia psíquica reclamando de pequenos problemas.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRATADO SOBRE A TOLERÂNCIA - VOLTAIRE (RESENHA)

Tratado sobre a tolerância, de Voltaire (Resenha) Pedro Virgínio P. Neto A Essência deste tratado é a defesa da tolerância como o maior bem da humanidade, sobretudo a tolerância religiosa, que foi sempre praticada em diferentes culturas, ainda que em meio a expressões também de absurda intolerância. Voltaire procura mostrar que mesmo no Império romano, entre os antigos gregos e entre os antigos judeus, a perseguição e a intolerância por causa de pura e simples diferença de opinião religiosa não eram fenômeno constante. Em sua opinião, a qual procura fundamentar a partir de antigas fontes, citando antigos autores e histórias de Martírios, estes tinham como causa não só as diferenças de opinião ou de crença, mas também questões de ordem pessoal e políticas que, por meio de tramas, acabavam sendo tomadas como questões de Estado, desencadeando a ira dos imperadores. O filósofo parte da denúncia de uma condenação injusta, executada por oito juízes de Toulouse, em 1762, c...

BEM VINDOS A "ENTRE LIVROS E IDEIAS"!

BEM VINDOS A  "ENTRE LIVROS E IDEIAS"! Um blog sobre ideias, livros, reflexões e atividades educacionais.  Este Blog principal - Entre livros e ideias , no qual me dedico a escrever textos a partir de leituras de livros e do mundo, está associado a outros nos quais me dedico a escrever reflexões diversas, a saber:  1.  Meditando na Palavra : Reflexões biblicas e teológicas. 2.  Prof. Pedro Virgínio P. Neto (Portifólio) : D ivulgação de atividades pedagógicas, planos, documentos e recursos utilizados em atividades de sala de aula.  3.  Psico.Sophia: Roteiros de aprendizagem : Reflexões pedagógicas e psicopedagógicas sobre ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano.  4. Empreendedorismo GVT :  Este último, nasceu da necessidade de maior interação com meus alunos, em circunstâncias de pouco tempo para encontros presenciais sendo, portanto, uma ferramenta pedagógica.  5. Webartigos : Plataforma externa, na qual publico alguns artigos ...

QUEM É VOCÊ, NA ESSÊNCIA?

Quem é você, na essência? Pedro Virgínio P. Neto   "Conhece-te a ti mesmo". Esta era a inscrição presente no templo de Delfos, na antiga Grécia, a qual serviu de parâmetro para a filosofia de Sócrates e que está subjacente à quase totalidade das tradições espirituais e filosóficas que o mundo já conheceu. No cristianismo mesmo, a caminhada ao lado de Deus e do seu Cristo passa pela consciência de nossa própria natureza. Assim, é razoável que perguntemos a nós mesmos: "Quem sou eu, na essência?". A pergunta não se refere, neste momento, à essência no sentido transcendente ou espiritual. Mas, quero referir-me a essência de personalidade. Afinal, que pessoa sou eu? Quais as linhas básicas de minha personalidade? Que valores positivos me impulsionam à ação e que valores negativos me paralisam ou me põe em estado de angústia? Com que propósito vivo eu? Que papel quero desempenhar no mundo? Que legado pretendo transmitir e a quem? Qual a minha vocação e que dev...